Wednesday, June 26, 2013

O Tempo Está Passando Rápido Demais (da série Conto Tudo Novo)


- Não sei se é impressão minha, mas o Tempo tá passado rápido demais, não é não?
- Não é só impressão sua, de modo nenhum, tô sentido o mesmo.
- Quando começou a acelerar, você se lembra?
- Não, faz alguns anos.
- As coisas tão ficando meio emboladas.
- É verdade. Eu me sinto todo amarrotado, não me sinto confortável nessas roupas, há um desconforto, uma sensação de impropriedade. Lembra quando a gente era jovem e ele passava mais devagar?
- Ô, como não? Quando eu era criança, então, nem conhecia o Tempo, só ouvia falar, era tudo brincadeira, o Dia demorava a passar. O Tempo já era velho naquele tempo, o Dia era filho dele, vinha tomar conta da gente, pajear, tá lembrado?
- Tô. Eram vários Dias. Que saudades daqueles Dias!
- E as Semanas? Também eram filhas do Tempo, ficavam mais tempo, parecia que nunca iam embora, como a gente se divertia com as Semanas... Era bom demais.
- E os Meses, esses eram maiores, puxa! Lembra-se deles? Esses filhos do Tempo demoravam com a gente.
- Demoravam. E os Anos, então? Ficavam muito, demoravam, para terminar um Ano era um custo.
- E a Década?
- Rapaz, a primeira Década que chegou foi verdadeiro acontecimento, quando fiz 10 anos papai e mamãe deram uma festa para eu recebe-la. Festão.
- Sou dois anos mais jovem que você, mas me lembro de você na minha festa de 10, você já era maior, 12.
- Agora já estamos perto dos 60. Fica esse desconforto de o Tempo estar passando depressa demais, as roupas não tão ficando bem passadas, seria o caso de despedir ele?
- NÃO, tá doido, ninguém seria capaz de despedir o Tempo, poucos conseguiram isso, segundo a gente ouve dizer, Jesus e não sei se outro. Vamos tentar conversar com ele pra ver se ele passa mais devagar.
- Não que você vai querer conhecer um dos filhos mais velhos, o Século? Milênio, então, esse ninguém viu, talvez só os vamps.
- Não, não, esse só Niemeyer e poucos, Roberto, sei lá. Se a gente ficar com ele mais uns 20 Anos tá bom demais.

No comments: