Thursday, June 27, 2013

Os Segredos Revelados do Presidente (da série Conto Tudo Novo)

                          
                         Depois daquela vez em foi confrontado pelo assessor e pelo general, passados seis meses o presidente começou a pensar que afinal de contas os EUA eram o país mais importante do mundo, a única superpotência que sobrara, dotada dos maiores a arsenais atômicos; que ele era comandante-em-chefe das Forças Armadas disparadamente mais preparadas do planeta, o FBI, a CIA e a NSA o obedeciam; o DoD (Department of Defense) tinha verba de mais de 400 bilhões (mais que muitos países).
                         Foi pensando, tomou coragem.
                         Não vou deixar que me manipulem.
                         O presidente resolveu falar à Nação daquela conhecida tribuna que aparece nos filmes, testou o microfone e foi direto ao assunto.
- Senhoras e senhores, tenho fatos muito graves a contar. Não aguento mais a pressão. Há forças ocultas coagindo-me com objetivos inconfessáveis... (e falou por mais 10 minutos, contando tudo).
Ao cabo do desabafo a sala esta em absoluto silêncio, embasbacada.
Ficou assim três minutos inteiros, ouvia-se os corações baterem.
Depois, no meio do grupo de jornalistas um sorriu levemente, mais adiante outro, uma jornalista começou a rir, outros a gargalhar, todo mundo caiu na risada, a tensão se fora. A sala vibrava com os risos, alguns passavam mal.
- Presidente, essa foi muito boa.
- A melhor, Senhor.
- O Senhor conta boas piadas, mas essa foi de longe a melhor de todas. O Senhor deve ter passado meses elaborando, foi fantástico, fiquei todo arrepiado, pensei que ia falar da Área 51.
- Puxa vida, nunca ri tanto na minha vida.
O Presidente ficou sem ação, retiraram-no da sala, que voltou a gargalhar de gente rolar no chão.
- Gente, esse cara é bom.
Passados três meses a filha do presidente se acidentou junto com o namorado, que depois de duas semanas em coma morreu; ela escapou “por milagre”, parece que o airbag dela funcionou e o dele, não. Mais 40 dias, mal ela tinha se recuperado do choque, o cachorro da família morreu sufocado com a mesma comida de sempre, foi inexplicável. De noite nesse mesmo dia o filho foi assaltado na universidade. Mais duas semanas e a esposa perdeu coisas num shopping super-frequentado e apesar dos seguranças.
Nem seis meses mais e descobriu-se o envolvimento do presidente, enquanto governador, com superfaturamento, embora ele negasse tudo – vistos os papéis constatou-se que eram verdadeiros até o detalhe. Isso se espalhou muito, porque ele se elegera com base numa administração purificada dos erros e dos excessos. Nem bem transcorreram outras três semanas e uma tia-avó morrera ao escorregar no banheiro.
E assim foi pelo ano inteiro após o pronunciamento.
Um ano e meio a seguir à posse um abatidíssimo presidente aparecera na mesma sala, com muitos cabelos brancos, que ele nem tentara disfarçar. Rugas profundas cobriam seu rosto macilento.
Como era seu estilo, mais uma vez ele foi direto ao assunto.
- Meus concidadãos, um ano atrás fiz uma brincadeira com vocês e embora vocês tenham rido bastante, pelo que fiquei feliz, após esse ano de sofrimentos, analisando e ponderando bem a situação compreendi que Deus me puniu pela falta de seriedade; que um presidente não pode nem de brincadeira dar a entender coisas assim. Chefio um país inteiro, 300 milhões de habitantes que precisam da minha direção firme e correta e não me permitirei mais esses escorregões.
Saiu sob aplausos.
Fosse pelo que fosse daí para frente tudo correu bem na vida dele e no fim do mandato foi reeleito para outros quatro anos, pois se descobriu que os papéis que o comprometiam tinha sido falsificados com perfeição por um desafeto, agora preso.
Remoçou, pintou o cabelo e foi silenciosamente feliz como colaborador.

No comments: