Thursday, June 13, 2013

Contratando uma Substituta (da série Conto Tudo Novo)


A professora estava toda vexada.
- Professor Sérgio, como faço pra contratar uma substituta?
- Qual a dificuldade?
- É que nunca fiz isso.
O professor corou um pouco, avermelhou um tiquinho, fez um pausa, temperou os nervos.
- Bem, Mara, você tem de entrar na Internet. Pede por substituta.
- Certo, isso eu sei, mas não é amplo demais, não tem um jeito de perguntar mais compactamente? Vi dizer que implantaram a LPI (lógica polar inversa), do conjunto mais amplo para o mais restrito, por exemplo, “substituta completa” vai procurar por COMPLETA e depois SUBSTITUTA, mas completa vai trazer uma quantidade enorme de coisa que não dizem respeito. Vai restringir a 1 ou 2 % daquele mundo de respostas do Google original.
- Certo, porém você tem que mentalizar na LPI antes de perguntar: completa em que sentido?
- Completa mesmo, quero ficar um ano inteiro fora.
- Vai custar bastante. Primeiro, a viagem, segundo a estadia, terceiro a própria substituição, porém isso é problema seu. Certo. Você deve anunciar a seqüência de atos, digamos, é só para dar aulas?
- Não, é para tudo mesmo.
- Seu marido vai junto com você?
- Não, nem ele nem as crianças, estou um pouco cansada, quero ir viver no Nepal, longe de tudo e todos, juntei uma grana durante 15 anos, você vê que não renovo muito o guarda-roupa.
- Isso é motivo de comentários, mas não sou de ficar prestando atenção, a mulherada fala. Então, você coloca: SUBSTITUTA COMPLETA AULAS + CASA + CAMA + FILHOS + GERAL. A LPI vai procurar primeiro em GERAL (compras, visita à sua família e à do marido, receber amigos, igreja, etc.), restringe a FILHOS (as que cuidam de filhos), depois a CAMA (transa com marido e amantes, se você tiver – ouve-se um sonoro “não”), depois CASA (cuidados de lar, o que está meio em desuso, se você tiver empregada ou partilhar com marido e filhos) e por último AULAS (significa que ela deve ser capaz de substituí-la na escola e na matéria específica que você dá, além do ano, o que você deve informar no quadro próprio). Então estará completa no sentido que você estabeleceu.
- Puxa, você é craque mesmo!
- Lembra do primeiro semestre de 45?
- Impossível!
- Foi, sim, minha mulher só acreditou depois que contei, até melhorou meu casamento, ela queria que ele voltasse, levava flores, o sacana.
- Você me ajuda?
- Ajudo, claro, qual seu limite de dinheiro?

No comments: