Thursday, June 13, 2013

Diálogo Interplanetário II (da série Conto Tudo Novo)


TERRA – Marte, ei, Marte.
MARTE (aborrecidíssimo) – Outra vez! Você vive me chamando. Parece que foi ontem.
TERRA (mulher sempre tem melhor memória) – 15 mil ciclos em volta do Velho.
MARTE (mais aborrecido ainda) – Pois é, é o que estou dizendo, foi ontem mesmo, você não tem mais o quê fazer?
TERRA – a coceira ficou pior.
MARTE (brusco) – e eu com isso? Conversa com essa sua filha estéril aí.
TERRA (cortante) – não fala assim, magoa a menina.
LUA (bocejando) – Mãe, me deixe dormir.
TERRA – vai pro quarto minguante ou pro quarto crescente, querida. Marte, o que eu faço?
MARTE – sei lá, eu não tenho disso, me livrei dos meus faz bastante tempo. Fala com a Vênus.
TERRA – Ela é muito esquisita, só vive oculta naqueles véus, parece uma odalisca, coisa mais brega.
VÊNUS (dura) – ouvi isso, tá? Se duvidar, mando um bizú para o Coroa e vocês vão ver, sou o xodozinho dele, não sou (fora Mercúrio, o entregador)?
TERRA – você fala da Lua e nem teve filhos, pegou emprestado uns pivetes, uns nanicos, não sei, não, se você não é estéril.
MARTE – não implica, não.
JÚPITER – que é que tá havendo aí?
TERRA – aquela coceira minha aumentou, começou com pouquinho e agora minha pele tá toda ferida, eles viraram bilhões.
SATURNO – é a Terra de novo? Ela só vive reclamando, falta do que fazer. Já dizia mamãe: cabeça desocupada, oficina de Satanás.
JÚPITER – Saturno, cala a boca, fica frio, cara. O que é, maninha?
SATURNO – você protege demais a ela, não tem esse monte de filhos pra cuidar?
JÚPITER – não enche, senão te pego. Mana, cê quer que eu pegue o Cinturão de papai e jogue umas pedras aí?
TERRA (assustada) – NÃO! Vou pegar febre e depois ficar batendo o queixo, igual aconteceu de 115 a 15 mil ciclos, depois fiquei pingando mil ciclos, foi horrível. E nem porisso curou, os bichinhos multiplicaram mais ainda depois.
NETUNO (se metendo onde não foi chamado) – A Terra é muito mimada, esses caçulas são protegidinhos de Papai.
URANO – é verdade, é o que eu penso também.
PLUTÃO – ei, que está acontecendo? Estou muito longe, ninguém me conta nada.
NETUNO – Plutão, bico calado, você nem é mais planeta, é satélite de Papai, caso extraconjugal dele, deixa Mamãe saber.
URANO (debochando) – Satélite, satélite, satélite.
PLUTÃO E CARONTE (juntos) – Júpiter!
JÚPITER – assim não dá, assim não dá, que bate boca de merda.
VÊNUS – olha as crianças. Mercúrio está ouvindo e vai entregar tudo pra Papai.
MERCÚRIO – o que foi?
TERRA E MARTE – nada, ó embevecido, vira pra lá.
Mercúrio se vira, fala alguma coisa.
SOL – que foi, crianças?
JÚPITER E SATURNO – ih, melou. Nada pai, a juventude tá conversando.
SOL – ah, tá bom.
TERRA – gente, se Papai se aborrecer e lançar um flare, vai queimar a gente todinha, inclusive vocês aí de fora.
JÚPITER – filhinha, dá uma sacudida, um tremor de Terra, uma balançada, será que não resolve? E vocês dois aí de fora, seus hippies velhos, vão cuidar da filharada e parem de implicar com os filhos de Papai fora do casamento, tá aparecendo um monte, só eu já conheço uns 10 – Sedna, etc.
TERRA – pode ser uma ideia, também pensei num supervulcão, mas vai me desarrumar toda.
SATURNO – não sei por quê você dá tanta atenção a ela.
JÚPITER (parando para se acalmar) – Saturno, meu camaradinha, você não tem compaixão? Vá-te catar, seu peloto de cocô, você fica usando esse monte de anéis, já tô desconfiado de você, não vem jogando duro, não, ela é nossa irmã, tá com um problema com essas criaturinhas, você não pode ter um pingo de comiseração? Tenha dó. Pode deixar, Terra, eu vou pensar numa solução, até porque essas suas crias podem se espalhar por toda a Casa do Sol. Pode ser uma virose.

No comments: