Thursday, June 27, 2013

Vendo Vovó pela Greta (da série Conto Tudo Novo)


                        A Greta se chamava Greta Santos, mas ela se dizia Greta Garbo, porque dizia que “andava com garbo”, quer dizer, com brilho, galhardia, elegância. Que nada, nem quando era jovem.
Esperou vovó morrer para começar a falar mal dela.
Vovó morreu com 85, a Greta tinha 11 a menos, agora está com 80, acho que em criança gostava de vovô, mas vovô tinha 30, minha avó tinha 20 quando casaram, ficaram casados 50. A Greta tinha 9, vê se pode? Do nada gostou de vovô, ele iria gostar dela? Tinha 30 e ela 9, que doideira, naquele tempo se respeitava, não é como agora com os safados. Meteu na cabeça que vovó estava se metendo entre eles. Que menina doida!
Ficou solteira, solteirona enjoada fingindo que era amiga de vovó só para ficar perto de vovô, tem muita gente doida.
E agora que vovó morreu ela fala pelos cotovelos, a gente está vendo vovó pela Greta. Não dá pra provar que não foi assim, vovô e vovó estão mortos.
Não bastou vovó ter escrito nesses 65 anos esses livros maravilhosos todos de detetives, igual A Gata Triste, embora num nível menor, claro. Vovô era engenheiro de minas, tempos difíceis, as dificuldades para descer nas minas eram outras, não havia nenhuma segurança, não é como agora (e veja que agora ainda acontecem acidentes). Ele contava as coisas todas para ela das andanças e ela ambientava onde podia, não existia a Internet, você sabe, mal existiam caras enciclopédias.
Heroína, minha avó.
Os dois, claro, ela no sentido de ter deixado essa obra extensa. E agora vem essa chata da Greta. É insuportável. Não fui o xodozinho da vovó, mas gostava demais dela, essa Greta tá enchendo o saco. Nunca fez nada na vida, só vive de denegrir os outros, parecem esses biógrafos “desentocando os podres dos gênios”, como aquela gente que fala de Einstein e outros. Largue o pessoal em paz, sua pateta, tenho vontade de dizer, mas não fica bem para alguém caminhando para 50 desacatar uma senhora, embora maluca como a Greta.
Sou obrigado a aguentar.

Chamei os irmãos e irmãs, vamos nos reunir e sem mamãe saber vamos dar um jeito na Grande Greta, a Greta Garbo (ela pensa que é uma grande artista, daí imitar a outra Greta, a Greta estrangeira muito maior). Vou arrebentar com ela, escuta o que estou dizendo. Espere, que você vai ver. Estou falando, não me segure, não aguento mais, vou arrebentar com a Greta. Não me segure, quem aguenta ver a vó pela Greta sem ficar em estado de choque?

No comments: