Thursday, June 27, 2013

Pé de Valsa (da série Conto Tudo Novo)


- É?
- É, sim. Por exemplo, no Brasil eles não pegaram, exceto no Sul, onde em colônias alemães parece que há alguns exemplares, mas mirradinhos, nunca esplendorosos como os austríacos. Na Áustria os Strauss foram grandes desenvolvedores de Valsa, cultivaram muito, expuseram grandes exemplares. Não só eles, outros também.
- Lá isso é, fora engano não se dão muito bem na América Latina, até onde fui, nem, parece nas América Central e América do Norte, pelo menos que eu saiba, talvez o plantio tenha sido deficiente.
- Será que só dão na Europa?
- Não posso afirmar, teríamos de pesquisar com os maestros, mas assim de pronto, dentro da minha memória não há nada na China, na Índia, sequer no Japão, onde eles assumem e desenvolvem tudo. Foram bons em lentes, carros, (se deixassem, aviões e satélites), em computadores, em tudo mesmo, exceto em valsas. Lá não frutificou. Você sabe de alguma?
- Não, é estranho mesmo. Eu, por exemplo, já pesquisei na Internet e nada. Talvez eu tenha sido incompetente ao perguntar.
- Que nada, eu também já perguntei.
- É esquisito. Será que o pé de Valsa não se adapta? Talvez seja o jeito de colocar na terra ou falta cultura? Será que faltou alimentar direito, faltou conhecimento? Alguém tentou transplantar para esses lugares?
- Taí uma coisa curiosa, acho que vou pesquisar. Vamos começar pela universidade.
- Não sei se será útil, a universidade não dá bola para as coisas importantes.


No comments: