Wednesday, June 26, 2013

O Medo de Sofia (da série Conto Tudo Novo)


Sofia é sabedoria.
Pitágoras, com extrema veneração inventou a palavra filo-sofia – que quer dizer gostar da sabedoria - porque via, com toda razão, que não se pode ser SABEDOR, dado que só i Deus-Natureza pela sua parte Deus pode saber realmente A Verdade, a verdade-absoluta.
Aos racionais não é dado SABER definitivamente.
Temos ideia mais ou menos correta do que está acontecendo, mas não sabemos no finito o que de fato está havendo COMPLETAMENTE.
Contudo, a Sabedoria tinha filhos, os filhosofia.
E o medo que ela tinha era de que os filhos não gostassem dela.
Acontece que, como dizem, aquilo de que você mais tem medo é justamente o que acontece (pois, lembrem-se, os deuses do mal – veja o conto A Luta do Dia a Dia – ficam espreitando para pegar você num deslize: gostou de alguma coisa, já era, aquilo dá errado. Não sabe a Lei de Murphy? Pois, então, é lei do lobby do mal: podendo dar errado dá errado mesmo).
Calhou que a Sofia era muito pouco apreciada.
Bilhões de filhos só na Terra, bilhões de zilhões no universo e bem poucos gostavam dela e a reverenciavam.
Apesar de mãe tão amorosa, os filhos tinham medo, não sei por quê. Acho que sei, ninguém gosta de “perder tempo”, podendo lubrificar o umbigo, já que umbigo é igual carro: passa-se muito tempo cuidando dele. Casa, carro, comida, piscina, viagens, vinhos, cervejas, um mundo de impressões mentais mais ou menos agudas, até as profundezas depois dos picos. O Mal é muito mais espalhafatoso que o bem.
Olhar para Deus, mesmo, poucos olham, preferem mais os “baixos instintos” do comer, do beber, do sexuar (não jejuar, que aí já é o outro extremo), todo tipo de “push” (empurrar) pelo grande tubo (your-tube) das necessidades de autocongratulação.
Poucos vão visitar Mamãe para saber como anda passando Papai.
Porisso se pode dizer que o medo de Sofia realmente se concretizou, ela foi praticamente abandonada, apesar de tudo que proporcionou aos filhos que a amam, mas “são tão pouquinhos que nem aparecem”.
Como disse Jesus, quem tem olhos de ver que veja.

Pois colocar óculos não quer dizer que você tenha recuperado a visão, é só artifício para compensar a perda – e tanta gente vive de artifícios, fala uma coisa e faz outra.

No comments: