Wednesday, June 19, 2013

Fazendo as Unhas (da série Conto Tudo Novo)


No Brasil falamos muito errado, porisso não sabemos o que estamos fazendo. E não é só o povo, as elites também não sabem o que fazem. Por exemplo, dizem “fazer a Europa”, embora a Europa já esteja feita há muito tempo. E também “fazer o supermercado”, quando nitidamente os supermercados a que vamos para fazer compras já estão feitos, é justamente porisso que vamos lá fazer compras, seria melhor dizer “comprar”.
Os jornalistas do ES falam em “teto máximo” e “piso mínimo”.

Certa vez achei que já éramos um país avançado, pois vi uma placa de manicure que “fazia unhas”. Pensei, nossa, como estamos adiantados, meu Deus, pois se antes só o corpo (nos dedos; aliás, corpo é muito ajuizado, só faz unhas nos dedos, seria constrangedor nascerem unhas em outros lugares, mas no Brasil tudo é possível) fazia unhas.

Entendeu minha emoção?
Se estávamos FAZENDO unhas, estávamos à frente dos estrangeiros e isso numa lojinha de bairro, vixe, que avanço!
Entrei, perguntei, na realidade as unhas eram pintadas, arrancavam as cutículas antes, faziam tratamento até primoroso. Passei a valorizar mais as manicures e pedicuras.
Mas, não, decepcionantemente, não, não faziam unhas propriamente, ainda não dominávamos a biologia do crescimento de unhas, como, aliás, ninguém no mundo; pelo contrário, estávamos até atrás dos estrangeiros, pois usávamos suas línguas e sabíamos pouco da nossa.
Fiquei um pouco decepcionado com o Brasil, não sei você.
Percebi que as pessoas dizem “morador de rua”, o que não pode ser, pois não existem moradas nas ruas. Comecei a reparar que as pessoas falavam muito errado, tanto as do povo quanto as das elites, por exemplo, advogados, que dizem “pra mim fazer”. Fiquei meio desnorteado, não sabia qual era meu norte (nem sul, nem leste, nem oeste, nem centro – como isso o Planalto Central estava totalmente perdido para mim, que desgosto).

No comments: