Wednesday, June 19, 2013

João e Maria e os Quatro Grupos Alimentares (da série Conto Tudo Novo)

    
    João e Maria se perderam na Selva de Pedra e foram parar na Supermercasa da Bruxa, que era cega, por vezes esbarrava nas pessoas e catbum, já era, já foi, já passou, deixou de ser.
    Certo, ela lhes dava para engordar os quatro (que às vezes são três e às vezes são cinco, dentro dos princípios da ciência) tipos básicos de alimentos (carboidratos, frutas, vegetais e legumes, laticínios e proteínas), mas tudo sortido e torcido. Por exemplo, se o produto era apresentado “sem adição de açúcar” não quer dizer que não tivesse açúcar, só não foi adicionado, podia ter o que já estava na fruta. Se fosse light/luz não seria necessariamente dietético/diet – este era de privação de açúcar, mas poderia ter amido, que se transforma rapidamente no açúcar e eleva as taxas de glicose. Uns provocavam ácido úrico (todo tipo de proteína em excesso: ovos, carnes, leite e derivados, peixes, feijão, um mundo de ofertas tentadoras), outros felizmente aumentavam a pressão e o stress. Café e chás podiam ser tomados com adoçantes, que eram cancerígenos brabérrimos. E existiam os condimentos que atacavam o organismo. Ou as carnes com aditivos que contaminavam seu fígado.
    João e Maria estavam sendo engordados pela Bruxa para o banquete, quando ela convidava a Morte para cear.
    Se deixavam de consumir açúcar industrializado e pegavam açúcar mascavo, este era tão venenoso quanto o outro. Tudo tinha muito sal para fazer mal ao coração, muito açúcar para adoçar a glicose, muita gordura para entupir as veias, muitos condimentos, muito amido e tudo para fazer as alegrias hospitalares e aumentar as contas de pessoas e governos.
    A Bruxa ria. Tinha um acordo silencioso com o Hospita-Lar e a Fármaco Peia. Com a boca diziam “não coma, siga as regrinhas da pirâmide alimentar” e com a outra ofertavam as gulo-senhas. Receitas esplêndidas na televisão e na mídia toda, revistas ensinando a engordar.
    João e Maria mostravam os dedinhos cada vez mais gordos.

    A Bruxa ria e lambia os dentes.

No comments: