Wednesday, June 12, 2013

Coleta de Picuinhas (da série Conto Tudo Novo)


PICUINHA NO HOUAISS ELETRÔNICO

substantivo feminino
1           o primeiro piado das aves
2          dito picante, mordaz, malévolo; remoque, piada, picueta, picuetada
3          atitude ou dito cujo intuito é contrariar, aborrecer outrem; pirraça, provocação
4          hostilidade um tanto gratuita, prevenção, desconfiança, implicância, cisma

O homem que recolhia Picuinhas passava aos sábados naquele bairro, cada dia era um bairro diferente. Passou bem cedinho, porque depois engatava no serviço na empresa dele, era a primeira vez. Pensava aliviar as pessoas, se elas quisessem se desfazer das Picuinhas.
- Quem vai querer se desfazer de suas Picuinhas?
Ele apregoava em alto e bom som; era serviço pro bono, para o bem, de uma pessoa que se arrependera de ter dito algumas coisas bem ruins.
- Aqui, moço.
- Que Picuinhas a senhora está disposta a colocar para fora?
- Ah, uma que saiu numa disputa com meu irmão, há mais de 25 anos e até hoje me persegue, não me deixa quieta.
- De qual?
- Foi uma Provocação.
- É?
- Sim, mamãe estava dando muita atenção a ele.
- Não foi Pirraça?
- Não.
- Pirraça eu não levo porque fica gritando no ouvido da gente, batendo o pé, fazendo barulho, é insuportável.
- Não, não, foi Provocação mesmo.
- Também não levo Cisma, porque já tenho as minhas: por exemplo, cismei que o PT daria certo e a senhora viu no que deu, né? E essa Cisma fica me perturbando até hoje.
Da janela da vizinha um senhor idoso disse algo.
- Tenho aqui um Dito Malévolo, o senhor leva? Tá comigo desde que impliquei com a Zefa, ela já morreu faz três anos e ele não me larga.
- Dito Malévolo é Picuinha das brabas, minha mulher não deixa, nem dedetizando, porque atrai o Maligno, diz ela, Deus nos livre e guarde. Desculpe.
- Tem nada, não, bem que tentei.
Da casa defronte outro homem fala.
- Da variedade Mordaz o senhor leva?
- Não levo, minha mulher também não deixa por causa das crianças, diz que é mau exemplo.
- Então, o senhor leva o quê?
- Só as Picuinhas mais brandas.
- Prevenção, leva?
- Levo. O senhor tem?
- Tenho, várias Prevenções contra a classe média e os pobres barulhentos, sem falar em empresários desonestos.
- Levo todas que o senhor tiver.
Duas casas adiante uma mulher intervém.
- Tô com umas Desconfianças do meu marido, o senhor leva?
- Levo, Desconfianças é bom a gente se livrar logo, quanto mais cedo melhor, senão envenena a casa. E Hostilidade?
- Não, a juventude é que gosta disso, na minha idade não cabe, foi porisso mesmo que perdi uns negócios, depois melhorei da crise provocada pela Hostilidade, coloquei outro negócio e me dei bem.
Das mesmas casas de antes alguém pede.
- Vem cá, e Picueta, Picuetada?
- Nem sei o que é isso, é estrangeira? Melhor não mexer com isso.
Alguém grita, seis casas acima.
- E Piadas?
- Ah, essas são boas, com todo prazer, solto na mesa e o pessoal ri à Bessa, são boazinhas. Mas só levo as melhores, porque Piada ruim é fogo, nem os amigos suportam.
E ficaram ali conversando um bom tempo sobre as Picuinhas que infernizam as vidas das pessoas.

No comments: