Wednesday, June 19, 2013

Geo-Historiador (da série Conto Tudo Novo)


- Senhor Romualdo.
- Sim, senhor diretor?
- Não é à toa que seus colegas o apelidaram de Travesso (O DIRETOR ESTAVA FURIOSO, SE AGUENTANDO PELAS PONTAS). Como o senhor foi misturar Marx e Lênin?
- Mas eles são socialistas revolucionários! Podiam ter se conhecido.
- Como, senhor Romualdo? Marx é de 1818 a 1883, Lênin é de 1870 a 1924, quando Marx morreu Lênin tinha em torno dos 13 a 14 anos, se o senhor quiser eu faço as contas precisas. Marx morreu em Londres, Lênin ainda estava nos cueiros na Rússia.
- Mas Marx não poderia ter dado um pulinho em Simbirsk?
- PODERIA, senhor Romualdo, mas não deu.
- Como o senhor vai saber?
- VOU SABER PORQUE NÃO HÁ NADA NA HISTÓRIA (que o senhor deveria ter pesquisado) dizendo coisa nem parecida. Marx NUNCA foi à Rússia.
- Sei lá, a mãe de Lênin poderia tê-lo levado para conhecer a Inglaterra, eles se toparam num parque.
O diretor está quase apoplético.
- Eu não aguento, tá difícil de encontrar historiadores.
ROMUALDO (querendo ajudar) – procura na universidade.
- É ISSO MESMO QUE ESTOU DIZENDO, senhor Romualdo. O senhor deve aprender a reconhecer ironias. Eu não aguento, vou pedir minha licença prêmio, 45 anos de trabalho, uma profissão tão bonita, vou gozar meu ano sabático, não tem jeito. Por quê o senhor inventa tanto, senhor Romualdo?
- Mas professor, tem tantos aí inventando... Veja esses romances. Eles colocam por dentro as coisas ilógicas cheias de arestas do improvável, cobrem com um pouco de verdades e por fora colocam a tese deles pintada sobre aquele núcleo intermediário – há centenas deles por aí, como o Dan.
- Senhor Romualdo, pare, por favor, senão vou ter um troço.
- O senhor está bem, diretor, quer um copo d’água?
- Não, quero me entender com o senhor. Veja, o tempo é cronológico, o tempo é separador, o evento anterior não pode suceder o posterior, essa é a lógica, e o senhor não pode sair por aí misturando os personagens históricos, assim como não pode trocar os espaços como fez a senhora Maria Eugênia, o senhor se lembra?
- Lembro.
- Então, veja, essa gente está atacando a Igreja pelos motivos inconfessados dela, dessa gente. É outra questão. O senhor não pode trazer esses artifícios e devido às suas simpatias combinar elementos SEM PROVA, entendeu bem? (NISSO O DIRETOR BAMBEOU, TROUXERAM O REMÉDIO DE PRESSÃO, COLOCARAM UM DEBAIXO DA LÍNGUA).

No comments: