Wednesday, June 19, 2013

Guardiões do Museu do Inexistente (da série Conto Tudo Novo)


O diretor do Instituto de Geo-História levantou-se.
Estava numa beca alinhadíssima. A mulher dele tinha falecido recentemente e via-se uma pontada de dor em seu rosto, que procurou descartar. Persistia um travo de amargura. A doutora Lídia, que era caso dele, fica roçando a perna na dele, para seu grande constrangimento, pois se imaginava vigiado. Ela colocou ostensivamente a mão sobre a dele para lhe dar apoio e mostrar sua posição.
- Senhoras professoras, senhores professores, quero agradecer penhoradamente o esforço de todos e cada um. O pessoal de apoio, como sempre tem o nosso reconhecimento por sua devoção, pois sem ele não poderíamos trabalhar. Sem a segurança proporcionada por nosso pessoal também seria impensável operar, devido à possibilidade de entrada de intrusos. Enfim, obrigado de coração.
Os alunos e as alunas bateram palmas, o diretor agradeceu.
- Lembro-me de vocês cinco anos atrás, naquelas ocasiões em que tivemos alguns desentendimentos, peço desculpas se me exaltei.
Da plateia ouve-se: “que é isso, diretor, nós amamos o senhor”. “Não foi nada, diretor”.
- Obrigado.
Toma um copo d’água, pigarreia.
- Aqui vocês aprenderam muito sobre o papel dos geo-historiadores junto aos governos e viram como tudo é tramurdidura, trama-e-urdidura, tecido como o da própria vida e toda a responsabilidade que temos de mostrarocultar a realidade, remodelá-la, transformá-la em doces mentiras que servem aos governos. Viram que sem nós seria impossível governar, pois as pessoas começariam a indagar muito. Nem falo dos intelectuais, dos jornalistas, que esses vivem na superfície, falo mesmo do povo, o qual ficaria inquieto além das medidas e não trabalharia a contento. Então, mentimos, melhor dizendo, INVENTAMOS a realidade da época.
Gritos da plateia: APOIADO, APOIADO, APOIADO, prorrompem aplausos incontidos, alguns choram, emocionados com a missão.
O diretor faz sinal com a mão pedindo silencio à algazarra.
- Vocês se lembram de que alguns de vocês achavam que iam ser guardiões como nos filmes, ficariam num lugar fechado com vários objetos que não podem existir, não devem existir, não existem, são inexistentes. Seria aquela vida glamorosa à James Bond combatendo o mal, percorrendo o mundo, atirando e tentando escapar das balas?
Risos nervosos dos que acreditavam nisso, risos gozadores dos que não acreditavam, uns zombavam, os outros ficavam furiosos.
- Por favor. Por favor. Tinham essa visão romântica, não é mesmo?
É SIM, É SIM.
- Então. Agora sabem qual é a verdade. Na verdade, mesmo, nossa profissão é muito monótona, é preciso alto equilíbrio, grande paciência, somos como espiões, temos de ficar atentos cada segundo e NUNCA, NUNCA revelar nossas posições. Ouvir e relatar, plantar boatos, desautorizar, coibir, acobertar, rir, debochar, divergir, passar leis, plantar artigos na imprensa, agir na universidade, entrar em cada estamento dos governos, tornarmo-nos empresários, ENFIM PROTEGER SOB QUALQUER FORMA os segredos. Vocês serão governantes, políticos, juízes, empresários, militares, intelectuais, artistas, escritores, qualquer coisa para a qual tenham pendão. E vigiarão. Não são apenas vocês, no mundo formamos centenas de turmas todos os anos, estamos espalhados em toda parte. Veja o Arquivo X, é o contrário, não é? Em vez de tentar descobrir nós encobrimos.
É, É, É – rebentam em risos, batem nas cadeiras, o diretor não liga, os professores estão verdadeiramente extasiados: quem diria, outro dia um grupo de crianças, agora devotados participantes?
- Pois é. Este é um momento verdadeiramente venerável, porque vocês, imbuídos do sentido de missão, sairão pelo mundo negando e mentindo abertamente, falsificando e escondendo sem o menor pudor, pois agora sabem que o objetivo é proteger o status quo. Tudo aquilo que você viram nos depósitos ao redor do mundo NÃO EXISTE e vocês são de agora em diante os guardiões do inexistente.
NÃO EXISTE, NÃO EXISTE, NÃO EXISTE. “Viva o diretor”.
Todos se levantam e batem palmas por vários minutos.

No comments: