Thursday, June 27, 2013

Terra Média (da série Conto Tudo Novo)


Nesse lugar existia a Terra Média.
Do lado esquerdo da Terra Média ficava, veja, o Lado Esquerdo da Terra Média e do lado direito, também por extrema coincidência, o Lado Direito da Terra Média.
Era por assim dizer um corpo, mas não naquele sentido estrito da matemática, era um corpo extremamente comum em que os lados brigavam e quem pagava o pato era o centro. A Terra Média, como mulher e mãe, sofria com a disputa de seus dois filhos.
O Lado Esquerdo da TM (vamos abreviar) tinha uma raiva horrível do Lado Direito da TM (doravante apenas Lado Esquerdo e Lado Direito, para quem via de dentro). É claro que quem visse de fora via tudo ao contrário, a Direita era Esquerda e a Esquerda era Direita e conforme se movessem no círculo dialético uma ia assumindo o papel da outra. Como Alice, aquela menininha encrenqueira que entrou bem quando entrou no espelho e passou a ver tudo ao contrário, foi parar no país das maravalhas, mistura de maravilhas com navalhas, o Brasil das Maravilhas, aqui também havia muito engano, ninguém conseguia entender como no poder a Esquerda advogava contra suas antigas causas.
A Esquerda queria matar a direita e a Direita queria trucidar a Esquerda, elas não viam que em qualquer situação de vitória o centro ficaria com um lado a menos. Quem sofria era o centro, a Terra Média, que reclamava - essas crianças sem juízo.
Terra Média era mãe, e como outra qualquer, sofria.
Sofria em silêncio, embora pudesse controlar os dois lados se quisesse. Ela acreditava em Livre Arbítrio, a loja do lugar que pregava a Liberdade bem pregada, inclusive para os idiotas que levassem lá. Era assim mesmo que tinha de ser, até os idiotas tinham de ser respeitados na pregação, como Jesus dissera (Está na Bíblia. Onde? Você não vai querer que eu pare agora para procurar, não é? Faça-me o favor!) A Liberdade era um ícone, como a Madonna, cometia um monte de licenciosidades e depois virava santa e judia.
A Terra Média sofria.
Ela era tolerante.
Tolerava quase tudo, inclusive os extremos da Liberdade, essa Licenciosidade de que já falei e a Impunidade, sua irmã gêmea que nasceu apenas um pouco antes. Aonde os extremos da Liberdade chegavam faziam uma arruaça danada que se pensava autorizada, assim como se festa significasse ofensas aceitas.
A Terra Média sofria.

Quando ela impediria que os extremos digladiassem os interesses maiores do Centro? Ninguém sabia.

No comments: