Saturday, December 14, 2013

A Casa-Oficina (da série Material Sensível, grupo MCES Modelo da Caverna para a Expansão dos Sapiens)


A Casa-Oficina


O Modelo da Caverna para a Expansão dos Sapiens (MCES) vem através dos raciocínios nos ensinando muito sobre as relações homem-mulher, quer dizer, o que significa ter na base de nossa formação a caça-coleta.

É o caso clássico da mistura dos espaços dos homens-filhos e das mães-mulheres; não é a toa que se diz que a mãe é “dona de casa”, quer dizer, a casa-caverna é dela, seu espaçotempo de organização; e quando a isso, garantir o futuro dos garotinhos-queridinhos e das meninas, são misturados os instrumentos dos homens, há confronto.

Os aparelhos, máquinas, instrumentos, programas e demais objetos de caça devem ficar separados, tradicionalmente na garagem ou no porão, enquanto os objetos trazidos pelas coletas delas devem ser postos na casa ou no sótão. É preciso pensar nas cavernas como delas, os homens sendo considerados apenas convidados. Tentar miscigenar os espaços produz os conflitos espelhados no filme. Jogos são caçadas, como já ficou assentado (mesa de sinuca, videogames, baralho, tudo isso).

São imiscíveis como água e óleo.

Não adianta tentar misturar, vai “dar zebra”, no dizer do povo. Evidentemente não havia antes do MCES uma teoria (e ainda não há uma prática espelhada nela) que explicasse porque isso e aquilo são modos simbólicos de caçar, nem o que é, simbolicamente, coletar. ]

Seria preciso estipular ao pré-casal os limites de um e de outra, pois ela também não pode mexer nos aparelhos, digamos tornos e coisas assim.

É preciso idealmente ter três carros:

1) carro do pai (veloz, violento, forte, de corrida);

2) carro da mãe (amplo, como uma van, uma Kombi, cabendo inúmeras tralhas);

3) carro misto, de família.

Os psicólogos passarão algum tempo redefinindo esses limites, de modo que uns e outras não os ultrapassam nem por acaso nem por provocação.

Vitória, quarta-feira, 27 de setembro de 2006.

 

                     

CASAMENTO DOS SEPARADOS

Após morarem juntos há 2 anos, um casal termina o relacionamento. Porém nenhum dos dois aceita deixar o apartamento que vive, o que faz com que ambos continuem a viver sob o mesmo teto. Dirigido por Peyton Reed (Teenagers - As Apimentadas) e com Jennifer Aniston, Vince Vaughn, Vincent D'Onofrio e Joey Lauren Adams no elenco.

No comments: