Sunday, December 15, 2013

A Mãe Dominante Atravessa as Eras (da série Material Sensível, grupo MCES Modelo da Caverna para a Expansão dos Sapiens)


A Mãe Dominante Atravessa as Eras

 

                               Vimos no MCES (Modelo da Caverna para a Expansão dos Sapiens) que a mãe dominante era o centro de toda a Caverna (para os 80 a 90 % que ficavam e para os 20 a 10 % que saiam, menos o macho-alfa), em volta dela ficando o grupinho das mães.

                               Para onde ela foi?

                               Deve ter atravessado os 11,5 mil anos em que os homens se tornaram dominantes, estando presente como pano de fundo em toda a geo-história, porque a Natureza não descarta suas invenções, ela as remodela e reutilizada d’outros modos.

A Igreja foi sábia elegendo Maria, mãe de Jesus, como sua mãe dominante que aquieta as massas (é porisso, fora a presença de Cristo, que a Igreja tende a vencer largamente).

                               Onde estão as outras?

                               Mãe Menininha do Gantois, uma mãe de santo ou ialorixá baiana foi durante décadas uma delas. Evidentemente a mãe dominante é uma fêmea-alfa e a nossa é uma sociedade de lobos.

Ela é a pacificadora-maior, pacificadora-mor e para fazê-la tal, a Natureza a treinou, de forma que vai ser sempre doce (menos nas fases terríveis de ira, que eu já presenciei com minha mãe).

Devem existir milhares espalhadas pelo mundo, mas na Terra deve haver UMA SÓ que é a mãe dominante geral e seria reconhecida por todas as outras. É claro que isso não foi estudado e porisso mesmo não é sabido, mas ela é uma poderosa construtora de ligações entre os seres humanos. Acho que vai ser divertido os historiadores buscarem-na na geo-história.

                               Vitória, sábado, 14 de maio de 2005.

                              

                               MÃE MENININHA

Ialorixá, ou mãe-de-santo, mulher que exerce a posição de chefe de um terreiro de candomblé ou umbanda. A designação vem de ya (mãe no dialeto gege) mais o vocábulo orixá. As ialorixás são a versão feminina dos babalorixás. Igual a eles, elas dirigem os cultos, zelam pelos locais onde são depositados os objetos de cada orixá, realizam os rituais de iniciação e cuidam das iaôs ou filhas-de-santo que ainda cumprem os deveres de iniciação. Enciclopédia Microsoft® Encarta®. © 1993-2001 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados.

 

11) Mãe Menininha do Gantois
32,43% dos votos
Jorge Amado não viajava sem ouvir suas recomendações. Dorival Caymmi não dava um passo sem consultá-la primeiro. Antônio Carlos Magalhães seguia seus conselhos a ferro e fogo. E Vinicius de Moraes corria a escutá-la quando estava na Bahia. Ninguém sabe ao certo quem foi a primeira personalidade a freqüentar o Terreiro do Gantois, em Salvador, mas o fato é que os braços acolhedores de Mãe Menininha nunca estavam parados. Fosse recebendo seus numerosos filhos-de-santo - o telefone tocava pelo menos 20 vezes por dia, com ligações de todo o País -, fosse preparando os saborosos aracajé, caruru ou o vatapá como só ela sabia fazer, nenhum traço de exaustão perturbava a rotina da guia espiritual mais paparicada da Bahia.
CENTENÁRIO DO NASCIMENTO DA MÃE MENININHA DO GANTOIS
gantois.jpg (7049 bytes)
No ano de 1994, a 10 de fevereiro, transcorreu o centenário do nascimento de Escolástica Maria da Conceição Nazaré, mais identificada como Menininha do Gantois.
PROF. CID TEIXEIRA - Presidente da Fundação Gregório de Mattos
Mãe Menininha do Gantois
por
Mariana Várzea
Imagem: Renata de Castro
2001-10-09_histfem_manininha

Jorge Amado não dava um passo sem antes ouvir as suas recomendações, Dorival Caymmi compôs para ela uma toada que ficou famosa no Brasil inteiro, Vinícius de Moraes ia lá sempre que estava na Bahia e Antônio Carlos Magalhães seguia as suas orientações cegamente e, quem sabe, se ela não tivesse morrido em 1983, não teria escapado da cassação. Estamos falando de Mãe Menininha do Gantois, que foi escolhida a brasileira do século XX, por sua influência religiosa em todo o país.

                               ALFAS ENTRE OS LOBOS

"Os lobos enxergam duas vezes mais que os homens, e são capazes de prever nossa próxima ação." Ditado Popular

Ser um membro integrante, respeitado e amado de um grupo social organizado é a coisa mais importante na vida de um lobo. Eles vivem para o grupo.
Pode parecer um hobby estranho, ainda mais quando se vive num lugar onde eles não existem. O fato é que eu tenho tido bastante divertimento instrutivo e interessante nos últimos tempos estudando a biologia e o comportamento dos lobos (Canis lupus).

 

No comments: