Saturday, December 14, 2013

A Diplomacia do Passo Curtinho da Mulher (da série Material Sensível, grupo MCES Modelo da Caverna para a Expansão dos Sapiens)


A Diplomacia do Passo Curtinho da Mulher

 

As mulheres nunca serão arrojadas, diz o Modelo da Caverna para a Expansão dos Sapiens, porque ficavam “trancadas” na Caverna e no Terreirão gerais. Estavam ali com 80 a 90 % de todos, trombavam o tempo inteiro, não podiam se dar ao luxo de ofender ninguém em co-habitação. Com os homens era diferente, pois viviam nas caçadas ao ar livre, antes de serem assentados nas pós-cavernas, nas pré-cidades e em Jericó há somente 11,5 mil anos.

Elas tinham de dar passo após passo muito cuidadosamente (veja O Buraquinho da Mulher que Muito Alargado Foi no Livro 148), porque senão aconteceriam os temidos confrontos, as disputas que elas detestam (hoje chamam de “barraco”), as guerras que elas estimularam nos homens.

Então, o cuidado é feminino: cada passo deve ser pensado.

Parece que não, mas elas estão raciocinando o tempo inteiro, verificando os laços de cada decisão, consultando as memórias – suas e das outras -, observando os costumes, pesando tudo.

Sob a ótica dos homens esse é o pior tipo de vida, mas só isso impediu que terríveis enfrentamentos lavrassem no âmbito do espaço restrito das cavernas. Não fosse esse jeito delas serem, MUITÍSSIMAS MAIS mortes teriam ocorrido. Está cravado molecularmente em suas constituições genéticas: TODAS as mulheres terão esse jeito de ser.

Se não tiverem serão pseudo-fêmeas.

É porisso que elas são melhores em repartições: as repartições (públicas e empresariais) são cavernas contemporâneas. Não é a toa que os jornais noticiam (com certo júbilo justicialista) estarem elas se dando melhor nas repartições: não poderia ser diferente.

Mas elas não conquistarão espaços exteriores, porque envolve guerrear – tenderão a “colocar panos quentes”, aceitar quaisquer termos, se aparentar caminhar para a guerra.

Contudo, a pessoa faria a aposta errada se pegasse uma forma feminina que ocultasse a terrível pseudo-fêmea.

Agora é fácil saber quem enviar para esta ou aquela negociação: homens para as ocasiões em que possa haver escalada para o confronto, mulheres quando for tudo tranquilo.

Vitória, domingo, 15 de janeiro de 2006.

No comments: