Tuesday, December 17, 2013

A Volta dos Guerreiros (da série Material Sensível, grupo MCES Modelo da Caverna para a Expansão dos Sapiens)


A Volta dos Guerreiros

 

                               Os guerreiros (machos e pseudofêmeas) saíam (no Modelo da Caverna dos homens caçadores e das mulheres coletoras para caçar) e ficavam na casa-caverna fêmeas, pseudomachos, crianças de ambos os sexos, velhos e velhas, doentes e mutilados, anões e anãs.

                               Depois de dias, semanas, até meses eles voltavam.

                               Que acontecia, então?

                               Bem, era uma festa danada e podemos imaginar o cenário: os que ficavam se dedicavam a coletar e ao plantio incipiente, aquele inicial que tornou as mulheres inventoras da agricultura, e caçavam pequenos animais quando eles davam bobeira. Mas nunca era muita proteína, nunca sobrava, porque as bocas eram muitas.

                               Com os guerreiros acontecia o contrário: quando eles voltavam portavam grandes cargas de proteínas, esburrando mesmo, de terem dificuldade de carregar nas costas, precisando trazer arrastadas nas peles, em traves improvisadas, como fosse, depois em lombos de animais e nos primeiros carros de rodas, as carnes, que eram muitas.

Em todo caso o cenário era o mesmo: gastança irrecusável, todo mundo comendo rapidinho para não estragar, uma semana de furor, de falta de limites – que está associada até hoje ao retorno dos homens.

E eles fatalmente traziam também objetos que recolhiam, presentes para todos, o que deixou rastros. Então, se for assim, os homens sentirão (depois dos dez milhões de anos dos hominídeos) uma compulsão incrível de após longas viagens comprarem “lembranças” para os familiares, razão pela qual em rodoviárias, em aeroportos, em portos, em ferroviárias, até em espaçoportos NA CHEGADA devem estar as lojas que venderão aos machos e pseudofêmeas (mas não aos pseudomachos e às fêmeas, pois essas compram apenas para si).

É claro que isso reorienta o comércio, mas o principal é pesquisar para vermos se é verdadeiro, isto é, se depois de longas viagens os homens SISTEMATICAMENTE compram coisas para todos.

Isso deve ser feito em todos os países do mundo, sempre na chegada.

Sendo tão largo assim o espectro, certamente afirmará ou negará a tese. A investigação deve durar alguns anos e depois se voltar para o campo, para ver se dentro ou nas redondezas das cavernas podem ser encontrados objetos que não eram originalmente dali.

                               Vitória, quarta-feira, 14 de janeiro de 2004.

No comments: