Saturday, December 14, 2013

A Caverna de Aluguel (da série Material Sensível, grupo MCES Modelo da Caverna para a Expansão dos Sapiens)

A Caverna de Aluguel


                               O que tem a ver a caverna antiga com o aluguel de salões para festas de aniversário e casamento? Muito, porque os hominídeos viveram durante 10 milhões de anos nas cavernas - veja o Modelo da Caverna dos homens caçadores e das mulheres coletoras – até os sapiens crescerem tanto numericamente a ponto de terem necessariamente de sair delas.

                               Ficou o sentimento profundamente plantado.

                               Assim, quando as pessoas alugam, elas não sabem manifestar, mas estão inconscientemente ligadas às cavernas. Os que constroem lugares assim deveriam realizar pesquisas sobre elas em todos os lugares do mundo. Da pouca lembrança que tenho sei que eram abauladas. Inicialmente todas deviam ter estalagmites e estalactites, retiradas pelos moradores, de modo que a maioria (todas as usadas) são desprovidas de tais pontas superiores e inferiores. Necessariamente, então, cavernas hoje desprovidas disso estiveram outrora ocupadas e as outras não (é preciso estudar quanto tempo demorar a construção delas).

                               Para começar, não pode haver coisas pendentes do teto nem assomando do chão. Segundo, devem ser abauladas no centro, com grandes salões comunitários, onde, justamente, eram promovidas as festas de retorno dos guerreiros (as ocas indígenas imitam as cavernas); os “quartos” ficavam nas laterais e nos fundos, devendo as mesas se situar nos salões, segundo uma ordem de precedência que não sei ainda determinar. Terceiro, devem ter internamente imitações de fogos, mas “fogos de mulheres” (são dois, como vimos), isto é, controlados, devendo-se fazer a conversão para lâmpadas na atualidade.

                               Vê-se que tem tudo a ver.

                               Daí que os proprietários devam pesquisar as cavernas na Internet, em livros, em revistas, junto de paleontólogos e em museus, de modo a encomendar aos tecnartistas DAS CAVERNAS a reprodução contemporânea delas, o que agradará sobremaneira, sem que as pessoas saibam por quê, sentindo-se novamente protegidas “no aconchego” da caverna.

Não exagerar, realmente, pois ninguém quer voltar a viver em cavernas, é só para apaziguar a sombra que está no inconsciente.
                               Vitória, sexta-feira, 16 de janeiro de 2004.

No comments: