Tuesday, December 17, 2013

Além dos Limites o Vento da Liberdade (da série Material Sensível, grupo MCES Modelo da Caverna para a Expansão dos Sapiens)


Além dos Limites o Vento da Liberdade

 

A ROSA DOS VENTOS MODIFICADA PARA INDICAR AS SAÍDAS DOS GUERREIROS ALÉM DOS LIMITES (na Rede Cognata limite = CENTRO, quer dizer, há um círculo além do qual, em relação ao centro, há o “fora”) – no centro ficaria a montanha com a caverna e sua boca e na frente o terreirão, domínio das mulheres e mães.


Como tradicionalmente no Modelo da Caverna para a Expansão dos Sapiens (MCES), os pais e filhos caçavam além dos limites e as mães e mulheres coletavam em volta da Caverna geral.

Isso levou aos perigos lá de longe, ao vento, à sensação de liberdade, à idéia de não-travamento. Porisso o enjaulamento masculino é das coisas mais castrantes que existem. O vento que soprava na caverna era fixo, vinha da direção dominante na maior parte do tempo, num ou noutro sentido; era disciplinado e raras vezes mudava de direção ou sentido.

O vento lá de fora era intenso, até perigoso, pois a liberdade custa caro e é anúncio de perigo constante.

Não é senão para ter idéia daquele vento que os homens até hoje necessitam de amostras, seja de ventiladores seja de janelas abertas nos ônibus: porque é anúncio da liberdade, é rememoração, é insinuação de estar além dos limites, além dos controles femininos e da aporrinhação geral com compromissos.

Evidentemente isso pode ser testado de vários modos pelos psicólogos.

Vitória, 25 de fevereiro de 2007.

No comments: