Sunday, December 15, 2013

A Invenção da Agropecuária (da série Material Sensível, grupo MCES Modelo da Caverna para a Expansão dos Sapiens)


A Invenção da Agropecuária

 

                               Se, segundo o Modelo da Caverna, os homens estavam caçando enquanto as mulheres ficavam em volta dela coletando, como é que podem ter sido os homens os inventores da agricultura?

Se os homens estão fora nos empregos, como podem cozinhar?

Quando se está fora por dias, semanas, meses caçando grandes proteínas sob a forma de animais de todo porte (sendo preciso salgar ou defumar as carnes para viagem, tirar as peles para curtir, carregar), como é possível dedicar-se primeiro a observar o ciclo de crescimento dos vegetais e dos animais domesticáveis e depois pensar em cultivo?

                               Isso deveria ser o passo seguinte de quem colhe folhas, frutos, galhos de árvores, raízes e pode notar que as coisas crescem a cada estação, até porque a mulher está ligada ao aparecimento dos bebês, ao seu crescimento uterino e ELA É, TODA, DOS CICLOS, inclusive o ciclo lunar das regras ou menstruação.

Ela sim pode perceber que os frutos são periódicos, que dos frutos caídos e não recolhidos brotam novas plantas, que também dão depois de amadurecidas frutos. Ela pode eventualmente ver que uma semente enterrada recompensa o plantador mais adiante.

                               Então, sem dúvida alguma, as mulheres foram as inventoras não somente da agricultura como também da pecuária, pois também não faz sentido os homens trazerem animais bravios capturados por quilômetros e até dezenas e centenas de quilômetros, estando então desgarrados de suas manadas (tendo um só, macho ou fêmea, como procriar?).

O mais certo é as mulheres terem visto os antepassados herbívoros de vacas e bois, cabritos, carneiros e todo animal que pasta e de galinhas e outros que comem de tudo, inclusive carne, por serem descendentes dos antigos dragões. Devem ter construído os primeiros cercados, para ter carne todo o tempo, mesmo que de animais menores e desprezados (lembre-se que o gado não foi sempre grande assim, foram escolhidos os maiores e essa seleção possibilitou o desenvolvimento dos tipos grandes de bovinos, por exemplo; antes eles deviam ser bem menores, até ridiculamente menores).

                               Pelo mesmo motivo elas devem ter inventado a irrigação, a adubação e todo tipo de trato da terra, bem como a alimentação do gado e a estocagem de forragem para o inverno, o tempo das vacas magras.

                               Os homens entraram no negócio bem mais tarde, mas o desenvolveram extraordinariamente e com grande diligência.
                               Vitória, sexta-feira, 21 de novembro de 2003.

No comments: