Saturday, December 14, 2013

A Caverna e as Roupas (da série Material Sensível, grupo MCES Modelo da Caverna para a Expansão dos Sapiens)


A Caverna e as Roupas


                               No Modelo da Caverna dos homens caçadores e das mulheres coletoras não faz sentido ter uma ideia só de roupas e vestimentas.

                               A lógica nos faz pensar que do lado dos homens, na caça, o que se quer é um escudo, uma roupa forte e relativamente indestrutível que se interponha entre nós e outros predadores maiores, permitindo uma sobrevida no caso de ataque, quando elas deveriam resistir a mordidas (foi daí que devem ter nascido os escudos, usados depois para guerra de conquista e não guerra de caça).

Os sapatos devem ser duros e resistentes a todo tipo de empreendimento de longa distância, não se esperando que escangalhem na primeira investida, na primeira viagem. Seriam verdadeiros sapatos de exército, resistentes à penetração de objetos pontudos e a pisadas em pedras grandes e pequenas.

                               Já da parte da mulher o ideal é uma roupa leve no verão e protetora no inverno, de modo que os delas já pressupõe variedade, até porque a roupa é uma pele a ser mudada todo dia, motivo para impressionar as demais moradoras. De modo que também aqui as mulheres foram as inventoras – porque há motivo, enquanto para os homens não faz sentido ficar se pavoneando, com o risco de ser comido pelos predadores, muito maiores e mais ágeis que nossos franzinos antepassados.

                               As mulheres estavam sempre em volta das cavernas e seja dentro seja fora podiam dispor de tempo para pensar largamente em muitas coisas, inclusive na variedade de vestimentas, chapéus, adereços, sapatos e todas as coisas que as encantam hoje. Seguramente as mulheres inventaram a variedade de roupas.

Qual o sentido de ficar variando as roupas na caça? Quem estará olhando? Os bichos, não, por sua natureza ignorante; os outros caçadores também não, deviam ficar mirando a caça e precavendo-se dos predadores competidores, para não virarem eles mesmos presa.

Em resumo, podemos concluir que as roupas foram invenção das mulheres e sua tremenda variedade é um tributo à inventividade delas. As cavernas do mundo viram o nascimento das primeiras roupas e porisso os restos devem ser buscados nelas. Para as mulheres as roupas são variedades de peles, enquanto para os homens são escudos, inclusive os paletós.

Vitória, quinta-feira, 13 de novembro de 2003.

 

No comments: