Sunday, December 15, 2013

A Estranha Instituição das Férias Femininas (da série Material Sensível, grupo MCES Modelo da Caverna para a Expansão dos Sapiens)


A Estranha Instituição das Férias Femininas

 

Olhando o Modelo da Caverna para a Expansão dos Sapiens (MCES) podemos ver o cenário novo em que os pais-filhos (10 a 20 % de todos) iam caçar e as mães-mulheres (90 a 80 % de todos) ficavam na Caverna e no Terreirão gerais coletando e fazendo mil tarefas.

OS QUE FICAVAM COM ELAS

QUEM...
... FAZIA O QUÊ
GAROTINHOS
Eram paparicados, não faziam absolutamente nada (como é até hoje).
MENINAS
Essas eram enxotadas e viviam sendo sacrificadas nos pequenos serviços.
VELHOS
Eram guerreiros aposentados, também nada faziam, pois não estavam acostumados ao serviço caseiro.
ANÃOS
Não tinham como fazer grandes coisas.
ALEIJADOS
Não conseguiam fazer nada a contento e se ocupavam de pequenas coisas, sendo desdenhados.
DÉBEIS MENTAIS
Não se podia confiar tarefas a eles e elas.
GUERREIROS EM RECUPERAÇÃO
Estavam em tratamento, com dois motivos (serem homens e estarem doentes) para não trabalhar.
MULHERES
Vimos que eram consideradas “imprestáveis” enquanto não tivessem filhos e eram pesadamente desprezadas pelas mães.

Ora, sobrava para as mães.

Que se desdobravam, pois além de terem um filho na barriga, um nos braços, um nas pernas e vários circulando por perto tinham de dar conta de todas as tarefas.

Não é a toa que foram selecionadas como mais aptas a viver mais tempo (mulheres inférteis, que não tem filhos, devem viver em média menos tempo – é a lógica). Era mais ou menos como foi nas tribos antes das Descobertas e ainda é em algumas partes do mundo: olhando esses exemplos estaremos olhando para trás, para o começo dos cro-magnons há 80 mil anos.

Os pais-filhos saíam para caçar desde sempre, vivendo antes da incorporação do cão-cavalo principalmente de restos, de carniças de outros predadores; depois do cão-cavalo passaram a depredar crescentemente a Natureza em círculos concêntricos cada vez mais amplos em volta de onde moravam. Quando voltavam com a caça não tinham nada para fazer até a próxima temporada, exatamente como fazemos todos os homens hoje em dia, exceto aqueles que estão participando das “tarefas da casa-caverna”.

Os homens não eram e não são das tarefas cíclicas: as deles começavam e terminavam, tudo de modo bem claro e cortante.

As tarefas das mulheres eram cíclicas, contínuas, não terminavam nunca depois de terem começado; seguiam assim pelo resto da vida. Então, quando recentemente começou a instituição moderna das férias femininas, com toda certeza foi uma novidade, mas elas deixavam de trabalhar no serviço externo e continuavam a fazê-lo em casa.
Vitória, sábado, 06 de janeiro de 2007.

No comments: