Saturday, December 14, 2013

A Cerimônia do Despertar (da série Material Sensível, grupo MCES Modelo da Caverna para a Expansão dos Sapiens)


A Cerimônia do Despertar


Já vimos no Modelo da Caverna para a Expansão dos Sapiens que garotos e meninas não tinham a mesma adolescência, difícil e complicadíssima fase de passagem entre a infância e a idade adulta.

Fase revolucionária.

MENINAS E GAROTOS

 
 
 
 
Infância
rosinha
Fosso de passagem da infância à idade adulta.
 
 
 
INCOMPREENSÍVEL
IDADE ADULTA

 

MENINAS
GAROTOS
Continuidade sem interrupção, sem saltos, é apenas a assunção ou elevação contínua (nem sempre factível, havia as inférteis, medo mortal de qualquer menina, o de não ser mãe, não ser admitida na confraria).
Salto pavoroso entre a condição de “filhinho da mamãe” - pequeno homem em exposição, centro das atenções da tribo - e a de último de uma fila de candidatos à morte nas batalhas por grandes proteínas, soldado mais jovem.
 
 
 
 
 

 
 
 
 

Essa preparação para a morte, que distingue garotos de guerreiros, era central e separava-os das mães, nos últimos anos motivo de vergonha por eles serem associados às meninas.

As mulheres, é evidente, ficavam alucinadas, porque aqueles garotinhos estavam sendo preparados para a morte horrível perante a fera predadora, o que elas nunca poderiam ver; por estarem sendo retirados de sua convivência; por adquirirem a sabedoria silenciosa dos homens; por mil motivos. As mães gostavam também, pois tinham criado bons guerreiros, se os garotos resistiam.

Era um despertar violento: “até agora vocês foram menininhas, agora são o contrário disso, são os que morrem em silêncio, os que suportam a dor sem reclamar”. Coisas desse teor. Essa transformação psicológica brusca nunca foi suficientemente avaliada, mas um bom filme é Um Homem Chamado Cavalo, com Richard Harris.

O significado desses ritos PARA A ESPÉCIE humana não foi explicitado: como é que os homens eram separados da corrente principal da Caverna geral? Como é que eram admitidos naquele seleto grupo de no máximo 10 a 20 % de todos? Era uma prova de confiança dependente de muita doação de si.

Vitória, quarta-feira, 10 de maio de 2006.

 

OS RITOS DE PASSAGEM DOS GAROTOS

Atos 29

16.03.06
Postado em: Estudos, Assuntos gerais — Apóstolo Hélio @
 

Iniciação | A Transmissão das Bênçãos

Apesar de geralmente ser traduzida como iniciação, a palavra abhisheka em sânscrito e o seu equivalente tibetano, wang kur (tib. dbang bskur) significam ordenação, transmissão de poder.
 

 

No comments: