Sunday, December 15, 2013

A Loja-Presa e a Loja-Terreirão (da série Material Sensível, grupo MCES Modelo da Caverna para a Expansão dos Sapiens)


A Loja-Presa e a Loja-Terreirão

 

Conversamos muito meu filho e eu, e de lhe falar sobre o Modelo da Caverna para a Expansão do Sapiens (MCES) ele sugeriu que as lojas dos homens caçadores fossem como alvos, pois o objetivo é conquistar a presa e sair correndo, para não se transformar por sua vez em presa do animal-predador.

Já para as mulheres coletoras o que vale é a coleta no terreirão da caverna [Elas NUNCA estão com pressa]. Ele observou que nos centros de compras as mulheres ficam rodando aparentemente sem propósito de loja em loja, parando em cada uma e observando, entrando e perguntando, enquanto os homens se sentem incomodados, como nós mesmos nos sentimos: vamos e pegamos, não há qualquer interesse especial no objeto.

A questão central é a conquista, a tomada.

Assim, cabem os conceitos de loja-presa e loja-terreirão, aquela para os homens guerreiros e estas para as mães catadoras.

As lojas deveriam, por isso mesmo, ser replanejadas não apenas pelos tecnartistas como principalmente pelos psicólogos, guiando-se nisso pelo MCES: homens são práticos e diretos, não têm muita memória, que é do lado das mães.

QUE É QUE OS HOMENS DESEJAM?

·         objetividade;

·         tomada ligeira;

·         poucos objetos em lugares bem definidos;

·         principalmente instrumentos, aparelhos, máquinas, programas que ajudem na caçada;

·         circulação fácil (ninguém iria querer linhas tortuosas que nos colocam em perigo); e assim por diante.

QUE É QUE AS MULHERES DESEJAM?

·         olhar atentamente cada peça antes de colher;

·         circular de árvore-loja em árvore-loja procurando o que se adapta a cada uma delas;

·         conversar com outras coletoras;

·         muitas e muitas coisas expostas, pois a memória delas é excepcional e guarda a posição de cada coisa; e assim por diante.

Enfim, são motivações muito diferentes, porisso as lojas não podem ser iguais nem na forma (exposição) nem no conteúdo (o que será vendido e comprado).

Vitória, segunda-feira, 06 de fevereiro de 2006.

 

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