Tuesday, December 17, 2013

A Reunião da Fogueira com a Caverna (da série Material Sensível, grupo MCES Modelo da Caverna para a Expansão dos Sapiens)


A Reunião da Fogueira com a Caverna

 

                               O Modelo da Caverna para a Expansão dos Sapiens permitiu muitos pensamentos novos sobre os homens (machos e pseudofêmeas) caçadores e as mulheres (fêmeas e pseudomachos) coletoras.

                               De fato, vi que o bar é a fogueira contemporânea e pós-contemporânea, é onde os machos vão conversar ao final da tarde sobre as presas abatidas e as caçadas realizadas, aonde vão se jactar perante os outros machos e apresentar as feridas de guerra, anúncio de sobrevivência.

Está longe de ser essa figura banal tal como é pensada.

Todo ele deve ser repensado demoradamente, com muito vagar, com muita atenção. De tanto conversarmos meu filho e eu, ele passou a dizer que vai durante as sextas à noite “para a fogueira”, quer dizer, para os bares conversar com outros jovens machos em busca das fêmeas.

                               Ele adendou que as fogueiras estão se reunindo com as cavernas e isso disparou novos entendimentos.

                               Na geração imediatamente anterior à minha (são de 30 anos; como a minha, contando dos 18 anos, começou em 1972 isso quer dizer de 1942 a 1972; a minha em tese teria se encerrado em 2002), dos meus tios, foi horrível, as mulheres nunca iam a bares sozinhas ou acompanhadas, ao passo que na minha juventude iam, sim, as universitárias, que tinham coragem de vencer as barreiras, o que constituiu já uma época feliz.

Agora vão quase todas, de todas as idades e está tudo muito melhor. Então, as mulheres estão saindo das cavernas-casa para ir aos bares-fogueira e desse jeito as cavernas femininas e as fogueiras masculinas finalmente estão se casando, fazendo desta época uma era feliz e prazerosa, mais que qualquer outra antes.

                               Pela primeira vez na geo-história, depois de dezenas de milhares de anos desde os primeiros assentamentos, estamos presenciando a reunião feliz das duas partes do mesmo corpomente homulher num só.

A fogueira de caça está conversando novamente com a caverna coletora. Não é uma grata surpresa tal coisa? E, mais ainda, que a estejamos vendo nitidamente?

                               Vitória, quinta-feira, 24 de março de 2005.

                              

A FOGUEIRA DOS HOMENS (isso significa que a casa não é mesmo dos homens, é das mulheres e dos filhos; não é a toa que os homens no divórcio em geral largam a casa para trás)


A CASA DAS MULHERES (não é a toa também que nós homens nos sentimos incomodados em ficar trancados, isso vem de muitos milhões de anos de formação) – tudo isso é da Mulher geral; o número de casas aumentou exponencialmente, enquanto a área de caça diminuiu proporcionalmente


 

 

No comments: