Tuesday, December 17, 2013

A Sócioeconomia Cíclica e a Renovação do Mundo (da série Material Sensível, grupo MCES Modelo da Caverna para a Expansão dos Sapiens)


A Sócioeconomia Cíclica e a Renovação do Mundo

 

                               Já vimos que há uma ecologia linear e uma socioeconomia linear, masculinas, e uma ecologia cíclica e uma sócioeconomia cíclica ou circular, femininas. Até agora basicamente as duas primeiras estão representadas, enquanto as duas últimas o estão muito menos, dada a superdominância masculina.

Precisamos mudar isso para reequilibrar os pares polares oposto-complementares.

                               Convenhamos ser preciso criar um discipulado missionário que saia pelo planeta reconvertendo as consciências até haver paridade masculino/feminino na condução dos negócios do mundo. Isso passará pelas formações universitárias e pela reconstrução dos currículos, com uma PEDAGOGIA CÍCLICA OU CIRCULAR, com uma taxa de vazão de CONHECIMENTOS CÍCLICOS, como veremos.

                               A S/E Cíclica ou circular, a par da Ecologia Cíclica, diz respeito a passar ao modo REAL de ver das mulheres e não esse copiado dos homens de agora. A S/E Cíclica, naturalmente, se insere numa PSICOLOGIA CÍCLICA (figuras ou psicanálises circulares, objetivos ou psico-sínteses cíclicos, produções ou economias redondas, organizações ou sociologias periódicas, espaçotempos ou geo-histórias recorrentes) que se chocará com a PSICOLOGIA LINEAR masculina em notáveis embates e debates.

A ECONOMIA CIRCULAR (agropecuária/extrativismo circular, indústrias circulares, comércio circular, serviços circulares e bancos circulares), feminina, será outra, que ainda desenharemos. Tudo isso demandará tempo e a preparação de livros didáticos que deverão a partir daí ser DUPLOS, de DIDÁTICA CIRCULAR e de DIDÁTICA LINEAR.

                               Na medida em que houver essa presença cada vez maior da Socioeconomia Cíclica e da Ecologia Cíclica, veremos a reconversão dos processobjetos e dos programáquinas, a renov/ação do mundo (ato permanente de re-novar o), que por si mesma será explosiva e significará uma quantidade toda nova de produção segundo o velho modelo linear.

Será bom para todos, dado que o novo vem sem matar o velho.
                               Vitória, quarta-feira, 17 de dezembro de 2003.

No comments: