Sunday, October 06, 2013

Bandeirolas de Oração (da série Tanto Conto)

Bandeirolas de Oração

No livro de Tom Martin, Reino, São Paulo, Planeta, 2011 (sobre original de 2009), na página 271 ele fala de “bandeirinhas de oração20” e no pé da página a tradutora Magda Lopes explica: “20 Bandeirolas confeccionadas em tecidos de seda, nas cores verde (florestas), amarela (solo), azul (céu), branca (ar) e vermelha (fogo), que contêm orações para proteção e boa sorte”.
 BANDEIRINHA DO BRASIL E OS ELEMENTOS DA BANDEIRA
BANDERINHA TIBETANA
SIGNIFICADO
BANDEIRA DO BRASIL
SIGNIFICADO PRESUMIDO
BANDEIRA ELEMENTAR
Verde
Florestas
nossas matas
vida
Amarela
Solo
nosso ouro
terra/solo
Azul
Céu
nosso céu
água
Branca
Ar
---
ar
Vermelha
Fogo
---
fogo-energia
A Bandeira do Brasil foi adotada em 19 de novembro de 1889 e segundo recomenda o decreto de lei nº 4 tem por base um retângulo verde com proporções de 07:10 inscrito a ele um losango amarelo que inscreve um círculo azul atravessando por um dístico branco com as palavras “Ordem e Progreso” em letras verdes, assim como 27 estrelas de cor branca.
Ela é uma das poucas bandeiras nacionais no mundo que não possuem em nenhuma parte as cores preta ou vermelha que geralmente são associadas à guerra ou ao sangue.
Mas a Bandeira do Brasil não é somente feita de beleza, ela em si possui um significado embutido em suas cores que com o passar dos anos foi se modificando, veja no ano de 1822, o verde da bandeira simbolizava a casa de Bragança, da qual fazia parte D. Pedro I, em referência ao estandarte pessoal de D. Pedro II de Portugal, ao passo que a amarela simbolizava a casa de Habsburgo, da qual fazia parte D. Leopoldina, já o losango é um símbolo heráldico ligado ao feminino, reforçando a associação à imperatriz. E mesmo com o passar dos anos, nos dias atuais ainda não foi expedido um decreto que defina oficialmente os significados do cada cor e forma, sendo, todavia difundida a interpretação de que o verde representa as florestas, o amarelo os minérios e o azul o céu e as estrelas é uma representação aos Estados que formam a União e a faixa branca estão de acordo, respectivamente com os astros e o azimute no céu carioca da manhã de 15 de novembro de 1889.
 A inscrição “Ordem e Progresso”, sempre em verde, é o lema político do Positivismo, forma abreviada do lema de autoria do positivista francês Auguste Comte “O Amor por princípio e a Ordem por base e o Progresso por Fim”.

Então as bandeiras nacionais são bandeiras de oração.
QUASE 200 ORAÇÕES (elas devem ser vistas com o comprimento na vertical, o pau-da-bandeira colocado na horizontal; tudo precisará ser RE-VISTO com atenção)

EM PARTICULAR A AMERICANA
As 13 estrelas dos 13 estados originais parecem indicar duas pirâmides imbricadas ou dois tetraedros fundidos, qualquer que seja a altura.

O que mais haverá nas bandeiras ou de desconhecido na Terra? Desde que saibamos interpretar corretamente, claro.
Serra, terça-feira, 11 de setembro de 2012.
José Augusto Gava.

No comments: