Tuesday, October 08, 2013

Geraldo Vai pro Lixo (da série Tanto Conto)

Geraldo Vai pro Lixo

Fiquei estarrecido ao pensar que os grandes depósitos de lixo têm menos de 100 anos. Que humanidade seria essa a que faz conta de viver três mil anos ou sei lá quantos milênios e mal consegue um século? 30 vezes 100 anos, em exponencialização, nos afundaria em dejetos com milhões de quilômetros cúbicos.
A QUANTIDADE DE LIXO POR PESSOA
Melhor resposta - Escolhida pelo autor da pergunta
A quantidade de lixo produzida semanalmente por um ser humano é de aproximadamente 5 Kg. Se somarmos toda a produção mundial, os números são assustadores.
Só o Brasil produz 240 mil toneladas de lixo por dia. O aumento excessivo da quantidade de lixo se deve ao aumento do poder aquisitivo e ao perfil de consumo de uma população. Além disso, quanto mais produtos industrializados existir, mais lixo é produzido, como embalagens, garrafas, etc.
Em torno de 88% do lixo doméstico brasileiro vai para o aterro sanitário. A fermentação gera dois produtos: o chorume e o gás metano.
Apenas 2% do lixo de todo o Brasil é reciclado! Isso acontece porque reciclar é 15 vezes mais caro do que simplesmente jogar o lixo em aterros. A título de comparação, o percentual de lixo urbano reciclado na Europa e nos EUA é de 40%.
MAIS: http://www.ajudabrasil.org/6.567.html
Se colocar a assustadora média de 0,5 kg/dia por pessoa, 200 kg/ano, 7ilhões produzirão num único ano 1,4 bilhão de kg, 1,4 milhão de toneladas.

A HUMANIDADE DO LIXO (não são os fungos, não são as plantas, não são os animais, não são os primatas – são exclusivamente os humanos que produzem lixo, quer dizer, objetos não inseridos na biologia-p.2, a Natureza Um)

Ora, como vimos no Modelo Pirâmide, TUDO é psicologia, porisso o lixo é psicologia, e recuando o que o produz também é, assim como seu tratamento (figuras ou psicanálises do lixo, objetivos ou psico-sínteses do lixo, produção ou economia do lixo, organização ou sociologia do lixo, espaçotempo ou geo-história do lixo) adequado ou não.
Como o tratamento do lixo é inadequado, podemos entender que a psicologia do lixo, a psicologia humana não foi adequadamente resolvida e que a psicologia humana mal-resolvida está atravancando a humanidade.
LI-SÃO DE VIDA (os lixões são a prova cabal de que precisamos de outra humanidade)

Esta equação:
Tantos quilogramas de Geraldo a cada ano...

x
... 7ilhões

Levam ao desastre.
Quase ninguém está verdadeiramente preocupado. Ficam com isso de “aquecimento global” e outras lorotas, cujos fatores estão bem além da dimensão humana, e não se ocupam do único desastre evitável.
É assombroso!
Serra, sexta-feira, 21 de setembro de 2012.
José Augusto Gava.

No comments: