Thursday, October 24, 2013

Representante dos Desprovidos (da série Conto, Conto Mesmo)


Representante dos Desprovidos

 

Esse deputado pensou diferente.

As pessoas diziam que não iria dar certo, os representados não iriam querer se expor.

O OUTRO LADO DE RUI BARBOSA (o discurso e a análise cínica dele)

- De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto. (Senado Federal, RJ. Obras Completas, Rui Barbosa. v. 41, t. 3, 1914, p. 86)
agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus
Por quê “maus”, isso é julgamento de quem tá fora da corriola, quem tá fora da panelinha, valha-nos Deus. Quem tá mamando não fala assim, não, meu filho. Nós que precisamos pagar dois mil reais por dia num hotel decente, pensamos diferente. E pra poder ter tudo isso precisamos ter poder, é a lógica.
crescer a injustiça
 Como, crescer a injustiça? E esses salários enormes que os desembargadores e os juízes ganham? Não é para trabalhar pela justiça, não? Até onde sei, é.
desanimar da virtude
Olha, aqui tem uma coisa que eu acho certo, é a mulher conservar a virtude dela: não pode desanimar. Veja a Sandy.
prosperar a desonra
Isso é uma pôca vergonha, como dizia o Boris, ganhar no tapetão enfurece a gente. Vamos jogar no campo, lá no verdão e não nas verdinhas, minha gente!
rir-se da honra
Eu já ri da honra, quando aquela mulher gorda caiu na lama de pernas abertas. Mas, também, todo mundo riu, foi risadaria geral, mesmo.
triunfar as nulidades
O que eu conheço de nulidade que triunfou, não tá no gibi. É muito mesmo, só na minha família tem uns 10. Inclusive sou a favor do nepotismo, porque é gente que a gente conhece, que viu crescer desde o berço, confia integralmente, entende? Agora, se não faz nada é problema da consciência da pessoa. Pelo menos leva um livro pra ler. E quanto a “cabide de emprego” é marca boa, porque é cabide durável, que a gente vê que dura durante décadas, desde quando eu era criancinha já ouvia falar desses cabides. Ô xente.
vergonha de ser honesto
Eu tenho vergonha de ser honesto, posso dizer que tenho. Outro dia, por exemplo, mesmo ganhando milhões, pulei a roleta do metrô, o atendente demorou, eu estava com pressa, mas depois fiquei com vergonha. Fiquei com vergonha de ter vergonha, porque se estou esperando o atendente e ele não vem o que devo fazer?

O deputado perguntava: tendo o Brasil avançado tanto nas patifarias não seria bom assumi-las? Pensando assim ele se preparou para contra-argumentar cinicamente.

A PROPOSTA DO DEPUTADO ARREGIMENTA CORRELIGIONÁRIOS

CO-RELIGIÃO (os desprovidos de)
EXEMPLARESJ
bondade
 
conceito de certo e de errado
 
dignidade
 
humor
 
integridade
 
moral
 
respeito e amor ao próximo
 
respeito pela propriedade alheia
Fernandinho Beira-mar e outros.
responsabilidade
Naya e outros.
senso de ridículo
 

A lista era grande.

De início as pessoas ficaram sem graça, não queriam aparecer, escondiam-se, tentavam se afastar, não davam as caras. Enrustiam. Depois, eram tantos e tantos no Brasil que mais e mais foram se apresentando, formando grupos, apoiando uns aos outros, todos e cada um a cada novo achado, até que formaram grupos enormes, fazendo passeatas Marcha do Orgulho Grey (cinza, em inglês, significando todas as coisas obscuras e escondidas).

Ele se propunha defender os desprovidos, mas não acintosamente, porque ainda havia aqueles que não suportavam os desvios morais, infelizmente; e os religiosos e tantos outros iludidos que pensavam no mundo em termos de correção, de verdade, de bondade, de compartilhamento, de dignidade, de honestidade e de todos os valores ultrapassados no Brasil.

Nem tudo é preto no branco, nem tudo é cinza.

Elegeram o dia seguinte à Terça Feira Gorda (último do carnaval), a Quarta Feira de Cinzas como o dia-símbolo de todo o nascente Partido Grey, o afamado PT-G.

E a comida-símbolo era o “escondidinho”.

Foi o maior sucesso no Brasil, depois se espalhando pelos países vizinhos, os da hispano-américa.

Serra, quarta-feira, 04 de julho de 2012.

José Augusto Gava.

No comments: