Sunday, October 06, 2013

Cegóvia (da série Tanto Conto)

Cegóvia

SEGÓVIA É UMA CIDADE

Já Cegóvia é para designar a via-dos-cegos.
É que o modelo pirâmide e a curva do sino nos dizem que metade ou 50 % de todos são, e a outra metade ou 50 % não são cegos, pois se há média ½ está acima e ½ está abaixo.
Quem não é cego não faz propaganda, apenas prossegue produzindo para se adiantar na luta pela sobrevivência dos mais aptos. De fato, essa metade cede aptidão aos herdeiros inaptos, o que contamina a linha familiar e a faz decair no momento seguinte.
O sistema de herança destrói o mérito - e a utilidade do mérito - quando se trate de alçar os competentes à direção de toda produçãorganização.
OS GRANDES HERDEIROS (do outro lado, se ele são estúpidos, o mesmo não se dá com as empresas que gerem, à direção das quais empresas não-familiares são elevados os competentes)
Até o caos é amaciado para eles.

Já os cegos fazem propaganda tentando provar que não são, para continuarem parasitas, assim como os da forma e da beleza. A competência dos cegos e dos parasitas é em propaganda, em mentira, em falsificação, em macetes, em adulações.
OS CEGOS GERAIS (para cada sentidinterpretador externinterno cabe uma curva do sino ½ + ½: metade é, por natureza de média, incompetente; em termos multiplicativos o resultado é mais deplorável ainda)
DEFICIENTES
CURVAS MULTIPLICATIVAS DO SINO
Da audição.

Da visão.

Do olfato.

Do paladar.

Do tato.


A humanidade é amplamente deplorável em termos de competência no fazer; não notamos porque, estando inseridos, não temos como nos ver de fora: pegue qualquer produto e vá seguindo para trás até a inexistência para ver que tudo é recentíssimo, como um longuíssimo passado de inexistência.
Serra, quinta-feira, 13 de setembro de 2012.
José Augusto Gava.

No comments: