Tuesday, October 08, 2013

Farsa Limpa (da série Tanto Conto)

Farsa Limpa

FICHA LIMPA
O QUE É FICHA LIMPA
A Campanha Ficha Limpa foi lançada em abril de 2008, pela sociedade civil brasileira com o objetivo de melhorar o perfil dos candidatos e candidatas a cargos eletivos do país. Para isso, foi elaborado um Projeto de Lei de Iniciativa Popular sobre a vida pregressa dos candidatos com o objetivo de tornar mais rígidos os critérios de quem não pode se candidatar - critérios de inelegibilidades. Assim, o objetivo do Projeto de Lei de iniciativa popular era alterar a Lei Complementar nº 64, de 18 de maio de 1990, já existente, chamada Lei das Inelegibilidades.

A iniciativa popular é um instrumento previsto em nossa Constituição que permite que um projeto de lei seja apresentado ao Congresso Nacional desde que, entre outras condições, apresente as assinaturas de 1% de todos os eleitores do Brasil.

O projeto Ficha Limpa circulou por todo o país, e foram coletadas mais de 1,3 milhões de assinaturas em seu favor – o que corresponde a 1% dos eleitores brasileiros. No dia 29 de setembro de 2009 o Projeto de Lei foi entregue ao Congresso Nacional junto às assinaturas coletadas.

A ABRACCI, o MCCE e cidadãos de todo o país acompanharam a votação do projeto de lei na Câmara dos Deputados e no Senado, que foi sancionado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no dia 4 de junho de 2010, Lei Complementar nº. 135/2010, que prevê a lei da Ficha Limpa.

Quase dois anos depois de entrar em vigor, a Lei da Ficha Limpa foi declarada constitucional pela maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) no dia 16 de fevereiro de 2012. Por sete votos a quatro, o plenário determinou que o texto integral da norma deve valer a partir das eleições de outubro de 2012.

A Lei da Ficha Limpa é uma conquista histórica da sociedade brasileira e está definitivamente incorporada ao nosso sistema eleitoral! Sua aprovação só foi possível com muita mobilização e pressão popular. É, portanto, uma vitória de todos!

Nós sabemos que é só o início de uma revolução pacífica, cidadã e profundamente comprometida com os direitos humanos e a nossa Constituição. Ainda há muito para ser feito, inclusive sobre a Lei Ficha Limpa, e esse portal tem como objetivo informar a população e fortalecer a luta por um Brasil mais limpo, ético e transparente.

Mal foi votada e aprovada a Lei da Ficha Limpa, pode saber que nasceu a Indústria da Ficha Limpa, trabalhando nela todos aqueles doravante empregados e dedicados a limpar as fichas sujas dos candidatos ou a não deixá-las sujar.
Mal foi votada e aprovada, certo jornalista quis cutucar conhecido deputado federal metido nas delinqüências.
JORNALISTA – deputado, como o senhor vai fazer agora com a LFC?
DEPUTADO – como assim?
JORNALISTA – claro, a vida do senhor não é propriamente limpa...
DEPUTADO – claro que é, tomo banho duas vezes todo dia.
JORNALISTA – ah, deputado, não vamos debochar, o senhor sabe do que estou falando...
DEPUTADO – está falando daquela vez que você fingiu que estava entrevistando ao vivo o Fernandinho Beira-Mal e ele estava em Bangu 16?
JORNALISTA – como??
DEPUTADO – e daquela vez que você andou comendo a mulher do editor?
JORNALISTA – poxa, deputado, não joga pesado.
DEPUTADO – ou daquela outra em que seu irmão delegado extorquiu dinheiro de certo empresário e fui lá à Polícia Federal limpar a barra dele?
JORNALISTA – ele não disse que tinha sido o senhor.
DEPUTADO – ou todos esses que tem propriedades registradas nos cartórios que nunca são mostradas? Como o prefeito que ganha 18 mil e possui casa de oito milhões na Ilha da Vaca? Ou todos esses juízes da taxa judicial? Ou o seu primo, de quem o senhor é sócio laranja para ganhar 20 mil por mês nos trambiques do FUNDROPS? Do que o senhor tá falando?
JORNALISTA – acho que me enganei, deram o nome da pessoa errada. Por acaso o senhor se chama José Manuel?
DEPUTADO – não, é João Manuel.
JORNALISTA – ah, então foi isso. Esse uísque do senhor está muito bom, é 12 anos?
Serra, segunda-feira, 10 de setembro de 2012.
José Augusto Gava.

No comments: