Wednesday, October 02, 2013

O Ideal da Venda (da série Já que Conto)

O Ideal da Venda

Como já ficou dito, vender é operação mente-a-mente, entre a PESSOA (indivíduo, família, grupo, empresa) ou AMBIENTE (cidade-município, estado, nação, mundo) e a contraparte. Faz parte da Teoria da Informação e da Teoria dos Jogos, embora poucos vejam isso. Há um emissor, um meio-falsificador (na honestidade a falsificação f = 0) e um receptor. E se alguém ganha, alguém perde (no termo médio, quando é plena e raramente satisfatório para ambos, g = p = 0).
O meio é a mensagem (como dizia o grande vendedor Marechal McLuhan, que foi capaz de convencer quase o planeta inteiro de que “o mundo é uma aldeia”, quando ele tem ficado cada vez mais amplo em complexidade).
A MENTE É A MENSAGEM

O MEIO DE FALSIFICAR (como a mensagem é testável e falsificável, ela é científica, ela é teoria)





emissor
leis





receptor
cultura
forças armadas
estado de espírito
classe social
(socioeconômica)
formação acadêmica
informações
entorno
situação nacional
estado de saúde

Enfim, a condição da PESSOAMBIENTE.
Como ela está no momento da compra-venda. Porisso faz sentido ar condicionado, música instrumental, café e suco, diversão e balas-doces para as crianças. EM PRINCÍPIO, as coisas são falsificáveis e o objetivo dos falsificadores é receber o máximo em troca do mínimo, em extremo a proposta dos ladrões, dos políticos e de todos os que são parasitas.
O marqueteiro, o propagandista é alguém assim.
O ideal na venda (de lote, de produto, de navio, de convicções) é, no limite, apenas mudar as informações cerebrais do receptor, fazendo-o acreditar que recebeu algo em troca do que cede, e é assim que procedem certos televangelistas e pastores.
O ideal da venda é a venda do ideal.
Mais ainda, é colocar uma venda nos olhos do comprador.
Existem inúmeros golpistas bem sucedidos. Não muito diferente são aqueles que vendem imagens 3D e maquetes ou Photoshop, quer dizer, ilusões, papéis com desenhos e sonhos. Porisso gente como Moisés, capaz de conduzir centenas de milhares em busca de um ideal vago de Terra Prometida (depois da perseguição pelos soldados do Faraó, distante centenas de quilômetros depois de um deserto de fome e sede, depois de vagar 40 anos, depois de enfrentar os donos do solo), têm de ser vistos e revistos com novos olhos.
OS IDEA-LISTAS

Serra, quinta-feira, 18 de outubro de 2012.
José Augusto Gava.

No comments: