Saturday, October 12, 2013

Os 90 Prisioneiros (da série Tanto Conto)

Os 90 Prisioneiros

No TV da padaria a TV anunciou o que posso ter pegado errado, sem ter certeza: que a CNI (Confederação Nacional da Indústria) na Rio + 20 apresentou proposta de economia sustentável dando conta de que em 2050 a população do Brasil chegaria a 260 milhões, com 90 % dos brasileiros concentrados nas cidades, alta taxa de urbanização, uma das maiores do mundo.
O ÊXITO RURAL (conseguiram expulsar do campo, progressiva e exponencialmente 90 %, com promessas em parte verdadeiras e em parte vãs; as pessoas não teriam vindo para as cidades se não houvesse aqui uma quantidade de benefícios – vi isso desde a década dos 1970)

URBANIZAÇÃO NO MUNDO

A CURVA DO SIM-NÃO
miseráveis
médio-baixos
médios
médio-altos
ricos
E
D
C
B
A
90 %
9 %
1 %
90 % de urbanizados
10 % no NOVO CAMPO

QUANTIDADE DE HELICÓPTEROS NO MUNDO
Aeromóvel atual dos ricos.
O ar da graça e a graça do ar.

                        QUANTIDADE DE HELICÓPTEROS NO BRASIL
São Paulo
Jet News
Maior frota de aviação geral do mundo é brasileira
Atualmente, o Brasil possui a segunda maior frota de aviação geral do mundo. Segundo uma pesquisa da Associação Brasileira de Aviação Geral (ABAG), o número de aeronaves no País deve crescer 10% ao ano no período de 2007 a 2010. Dentro deste segmento, encontra-se o mercado de aviação executiva, o qual vem apresentando um expressivo crescimento no Brasil, evidenciando o grande potencial do País no setor.
À frente de países como México, Venezuela, Argentina, Colômbia e Chile, o Brasil é o país que possui o maior mercado no segmento de aviação executiva na América Latina.
A frota atual de aviação executiva no Brasil possui 1.650 aeronaves, sendo 650 helicópteros, 350 jatos e 650 turboélices. A cidade de São Paulo, principal centro econômico do País, concentra 35% (577 aeronaves) de toda essa frota. Em relação à aviação geral, o Brasil possui a segunda maior frota do mundo com 10.562 aeronaves. O estado de São Paulo apresenta 28% do total de aeronaves no País.
Com 1.100 helicópteros civis em todo Brasil, o País possui a maior frota do mundo de aeronaves desse tipo. O segmento de helicópteros é o que mais tem crescido dentro do setor de aviação executiva no Brasil, apresentando uma frota de mais de 400 aeronaves no estado de São Paulo e cerca de 260 helipontos (dos 427 do País) na capital paulista. Assim como o Brasil, a cidade de São Paulo concentra a maior frota de helicópteros urbanos do mundo, à frente de grandes metrópoles como Tókio e Nova York, e promete crescer ainda mais nos próximos anos. Atualmente, a capital paulista é a única cidade do mundo que possui um controle de tráfego aéreo exclusivo para helicópteros.
Uma comparação com o mercado dos Estados Unidos demonstra que, embora o produto bruto nacional daquele País seja 10 vezes maior do que o Brasil, a frota norte-americana é 17 vezes superior. Ainda assim, o Brasil conta com a segunda maior frota de aviação executiva do mundo, com 1.400 aeronaves, das quais 920 são jatos e turboélices. Na América Latina, o México conta com 650 aeronaves e a Colômbia, com 310 unidades.

CONDOMÍNIOS NO CAMPO

Desenho do processo:
1.       esvaziamento do campo (90 % nas cidades);
2.       migração dos ricos-A e médio-altos-B para o campo, em condomínios de luxo (10 %);
3.      supervalorização das terras do campo (os demais não poderão comprar);
4.      90 % trancados de livre-vontade nas cidades (veja a cartilha Prisioneiros das Cidades): embora em tese elas possam sair, na prática não farão isso;
5.      campo com os confortos urbanos (pagos pelos pobres): telefonia universal, TV por satélite, Internet, compras pela Internet,  exceto helicópteros para transporte;
6.      escolas de alta categoria nesses encantonamentos;
7.      amplos espaços para passeio e bem-estar;
8.      muitos outros desenvolvimentos.
Basta que as empresas se interessem, o cenário está preparado e de agora a 2050 é só começar.
Devemos estar nessa.
Serra, segunda-feira, 10 de setembro de 2012.
José Augusto Gava.

No comments: