De 300 a 800 Quem Tevê?
Skidmore – (...) porque o vocabulário que se usa na televisão é, em geral, muito pequeno. Quando estou assistindo à telenovela, tenho a sensação de que entendi tudo. Porque a telenovela usa duzentas, trezentas palavras”.
Vários, Grandes Entrevistas do Milênio (O olhar de grandes pensadores sobre o mundo atual e suas perspectivas), São Paulo, Globo, 2008.
|
O jovem bem apanhado, saradão, atlético, galã abriu a porta, deu com várias pessoas sentadas em cadeiras postas em círculo, todas levantaram a cabeça e olharam para trás com raiva, como se tivessem sido profanadas em seu ato de mergulho rumo ao astral, ao renascimento em relação às baixarias da vida anterior. Verdadeiro culto grego.
O guru, dissipador das trevas, levantou a cabeça com grande paciência, demonstrando superioridade em relação aos subordinados, que ali estavam por nenhum outro motivo que o aprendizado das altas sabedorias.
- Pois não?
- É aqui a sala dos artistas?
- Parece ser?
- Não sei, é?
DIRETOR (condescendente, é preciso ser contemplativo com os idiotas) – não, não é. Âncoras.
- Âncoras?
- Sim, âncoras.
- Não é artistas?
- Não.
- Então me enganei.
- Foi sim. Aqui é um pouco mais alto.
- Quantas palavras?
- 800.
O outro se espantou, ficou chocado.
- Tudo isso?
- É, tudo isso. Pros artistas são 300, um pouco abaixo.
- Sei 307, será que vão me aceitar?
- Tem de cortar sete, é duro, mas é assim mesmo, carinha bonita não vai ajudar, corpo saradão também não, você vai parecer superior pra eles, eles vão ficar incomodados, vão achar esnobação, vai prejudicar o ambiente de trabalho, desarmonia, descentralização, desequilíbrio, conflitos, é o pior.
- Entendo, tenho de tirar sete.
- Ou mais, parecer um pouco abaixo ajuda.
- Não sei como vou fazer, tem preferência?
O pessoal já estava ficando inquieto, havia um burburinho, o diretor olhou furioso, estava fazendo a boa ação do dia, é o carma, é o darma, a lei da vida, ó Jesus, é a minha cruz.
- Na emissora tem gente que ajuda, vá umas salas mais adiante, quando vir uma cabeça sem tampo, é lá.
- 800? Tantas assim?
- 800, mas não pense que é o máximo, há as de 8.000, ficam bem além de nossa capacidade, estratosfera, e dizem até que existem 80.000, nunca vi um desses, elevadíssimo, filósofos, essas coisas, lingüistas, Tolkien.
- Tolkien, puxa, como o mundo é grande.
- Procê ver.
- Obrigado.
Serra, sexta-feira, 16 de agosto de 2013.
José Augusto Gava.
No comments:
Post a Comment