Friday, October 11, 2013

Frangasso Total (da série Vale 100 Contos)

Frangasso Total

Existe o a. F. e o d. F., antes do frango e depois do frango.
O frango é um marco, é um ensinamento de vida, é a incisiva espada de Deus descendo sobre o nosso orgulho. É a única oposição à sabedoria árabe do MAKTUB, passará. Não passa mesmo.
O Nilson, tão prometedor goleiro do Mengau, que ficara 21 jogos invicto e defendia as bolas mais incrível, engoliu um frango, um GRANDE frango, um frangaço, um frangasso, frango-fracasso. Isso o amargurou, derrubou mesmo, acabou com ele, abateu-o, ele passou a pessimista, materialista, marxista, ateísta, solipsista, niilista.
O Nilson quase acabou.
Tava pensando no filho recém-nascido, distraiu, tomou, foi a coisa mais espantosa do mundo, ficou todo mundo estarrecido no estádio, o outro time quase não acreditou antes de explodir, o time dele queria bater nele, por pouco, o professor entrou em campo sem autorização do juiz, foi expulso e teve que ver o resto do jogo do bestiário.
O time perdeu a partida de virada, foi um vexame total.
Depois do jogo o Nilson tentou sair de fininho, mas os jornalistas cercaram, ele teve de conceder entrevista.
JORNALISTA (todo satisfeito, era de um time adversário, o Vaiscaindo, mas tinha de disfarçar, mostrar imparcialidade) – e aí, Nilson, deixou entrar (o pessoal riu)?
NILSON – é, né, tava pensando no meu filhote recém nascido.
JORNALISTA II (também de outro time, o Botavafogo – cutucando) – entrou pelas costas, né?
Todo mundo gargalha, o pessoal são implacável, o pessoal são tudo covarde.
JORNALISTA III (ainda outro adversário, todo mundo pegava ponga – esse era do Furominense, que tinha sido campeão da segundona e da terceirona) – você sentiu essa?
Nilson não respondeu, qualquer resposta seria perigosa.
JORNALISTA – Nilson, vai colocar criação?
NILSON (perdendo a compostura, que era o que todo mundo queria e esperava) – vou e quando der cria você vai lá em casa pegar meu pinto.
JORNALISTA III – que isso, Nilson? Tem de amortecer, levar numa boa, a entrada desse frango vai te fazer feliz porque vai te ensinar a acomodar as coisas ruins da vida. Depois que entrou, não tem jeito de tirar e fingir que não entrou.
NILSON (que já estava espumando) – vou te ensinar a respeitar, seu corno (espocaram as fotografias quando Nilson deu o primeiro soco e continuou batendo, o pessoal que pode ajudou, abrindo espaço e ficando longe). Vem, seus viadinhos, vem que vou ensinar vocês a respeitar um homem.
JORNALISTAS EM VOLTA – ui, ui, um homem, gente!
Os flashes relampejavam.
Serra, sexta-feira, 16 de agosto de 2013.
José Augusto Gava.

No comments: