Saturday, October 26, 2013

Pró-Pulares (da série Se Precisar Conto Outra Vez)


Pró-Pulares

 

Winston atentou para o fato a partir da brincadeira que fala da MPBA (música prapular baiana, da Bahia): quantos seriam os ritmos voltados para o divertimento do povo? Quantos dos ritmos prá-pular seriam populares? Os modos de dançar festivos, europeus ou de outros continentes, eram de todos, alguns das elites. Quais seriam especificamente populares?

PRÁ-PULARES (os chamados “ritmos populares”)

SAMBA
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FORRÓ
LAMBADA
(com par)
MARACATU
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BAIÃO
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Winston conseguiu financiamento do BANCOES para realizar um documentário sobre tais manifestações em todo o Brasil, destacando o ES, que é funil de toda a nação e não discrimina nada.

Ela pula, eu pulo.

Ela samba, eu sambo.

Winston fez livro a partir do documentário, deu entrevistas, fez palestras, foi ao Faust/ão, apareceu na TV Lobo.

Winston viajou pelo mundo falando nas universidades.

E o trocadilho chamou a atenção dele ao PRÓ, a favor, a favor-de-pulares, a favor das festas, das manifestações culturais, da alegria em geral, do entusiasmo, da vida como festividade, comemoração, festival do ser, celebração, ânimo, arrebatamento, a plenitude da alma, exaltação. Através das raízes gregas aprofundou-se na consagração através da dança, neste caso da con-sagração popular, a sagração coletiva, a exultação apaixonada do povo, da população.

Isso rendeu.

Winston entregou-se de corpo e alma.

Foi pular junto com o povo, teve insights, iluminações repentinas, relâmpagos emocionais e mentais, explodiu em demandas pop’s. Achou que todo esse tempo fora uma lagarta passando a pupa, e que logo voaria. Um dia, drogado, Winston voou pela borda de precipício e se esborrachou lá embaixo, virou pasta.

Houve um choque.

As pessoas ficaram estarrecidas, o governo interveio, o que só propagandeou as percepções de Winston como uma febre: quase uma dúzia pulou depois disso, até o governo interditar e retirar a plataforma, colocando mureta e guardas no local.

Serra, quinta-feira, 12 de abril de 2012.

José Augusto Gava.

 

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